Um concerto “green” nos Açores para celebrar a natureza

Um concerto “green” nos Açores para celebrar a natureza

O “Concert for Earth” (“Concerto pela Terra”) é um sonho muito antigo do músico luso-americano Nuno Bettencourt, devido à pandemia foi adiado em 2020, mas agora vai mesmo acontecer. Será num cenário idílico, na magnífica Lagoa das Sete Cidades, nos Açores, entre 22 e 23 de julho e num ambiente sustentável, pois claro, não fosse este um espetáculo para proteger a natureza, com a parceria da organização World Wild Fund for Nature (WWF).

Nuno Bettencourt nasceu nos Açores, vive nos Estado Unidos, onde é artista, compositor e produtor, e é um dos principais organizadores do evento promovido pela Atlantis Entertainment. Quer dar um passo em frente pela sustentabilidade da Terra à boleia da música. E o cartaz promete.

Entre os artistas já confirmados estão os The Black Eyed Peas, Stone Temple Pilots, Nicole Scherzinger das Pussycat Dolls ( a apresentadora), Mod Sun, Girlfriends, Bush e Pitbull. Sting também lá estará virtualmente a dar o seu show.

Durante o concerto haverá espaço para divulgar o trabalho de organizações ambientais, como a Blue Azores (um programa de conservação e utilização sustentável do mar dos Açores) ou a The Ocean Cleanup (que desenvolveu uma tecnologia para a limpeza dos oceanos) e ainda Innerspace, Juccce, The White Feather Foundation – fundada pelo Embaixador da Concert for Earth Julian Lennon, Grounded, Earth Uprising – fundada pela embaixadora da Concert for Earth Alexandria Villaseñor, Earth Percent e muito mais.

Aqui está o vídeo promocional:

Segundo Nuno Bettencourt, “O Concert For Earth quer lançar ‘uma luz’ de ‘esperança’ e ‘positividade’ sobre a conservação do planeta, contrariando a linguagem da ‘culpa’ e da ‘desgraça’. Vamos levar a nossa linguagem universal e o poder da música para celebrar os empreendedores de todo o mundo que mudam o jogo, que lideram o caminho com soluções reais e tangíveis para mudar a narrativa atual do clima.”

O concerto será transmitido online, vai ter um estudo de impacto ambiental e as emissões de carbono resultantes do evento vão ser monitorizadas.

O preço do passe para os dois dias custa 25 euros (a receita vai ser doada a associações sem fins lucrativos) e a compra online já está disponível.

Texto: Maria José Pimentel