Chegou o mês de dezembro e a cidade de Lisboa volta a encher-se de concertos natalícios, de entrada gratuita, para desfrutar em família ou com amigos.
Programadas pela EGEAC, as Festas de Natal da capital passam este ano por cinco espaços religiosos e uma sala de espetáculos, num total de oito concertos que todos podem usufruir. Da música clássica ao gospel, passando pelo jazz e pelo fado, o programa musical, que decorre entre 2 e 17 de dezembro, inclui também poesia e um famoso conto de Natal.
Começamos, então, por aí: bem no centro da cidade, o Teatro Capitólio junta-se a esta edição das Festas de Natal, com três propostas especiais, para assistir ao final das tardes de domingo, a partir das 17 horas.
Logo no primeiro domingo do mês, dia 3, a famosa história de Charles Dickens, “Um Conto de Natal”, será musicada pelo DHArtes Ensemble – Quinteto de Cordas que acompanhará a narração de Susana Henriques. Caso não te recordes, é a história do rabugento e avarento Ebenezer Scrooge, num conto publicado pela primeira vez a 19 de dezembro de 1843. Uma oportunidade única para revisitares este clássico sobre o verdadeiro espírito de Natal, aqui recriado ao som de dois violinos, uma viola d’arco, um violoncelo, um contrabaixo e outros instrumentos surpresa.
Como acontece na maioria dos concertos, a entrada é gratuita mas sujeita à lotação do espaço e mediante levantamento de bilhete no local no dia do espetáculo a partir das 15.30 horas (máximo 2 bilhetes por pessoa).
No dia 10, Carlos Leitão, Bruno Chaveiro e Joaquim Horta visitam “Pessoa, Passo a Passo”, um dia na vida de Fernando Pessoa, ao som de temas tradicionais e originais do Fado e no dia 17 a Lisbon Poetry Orchestra interpreta poemas de nomes como Ary dos Santos, Sophia de Mello Breyner, Ana Luísa Amaral, Alberto Caeiro ou Vinicius de Moraes no espetáculo “Cidade Nua – Poemas” para uma cidade imaginária, que mistura música e poesia.
E há mais: por toda a cidade, em várias igrejas, há muita música clássica ou gospel para assistir. A Igreja do Sagrado Coração de Jesus recebe no dia 2, por exemplo, “As Quatro Estações” de Vivaldi numa interpretação diferente, pelo grupo Músicos do Tejo, com a recriação dos vários andamentos por vários solistas.
Na Igreja de São Roque, no dia 8, a proposta é “Espelhos de Natal” com o Coro Juvenil e Coro de Câmara da Universidade de Lisboa que te levam numa viagem pela música coral portuguesa e inglesa.
Podes consultar todo o programa online, aqui.
Texto: Patrícia Naves