Um livro especial para crianças cegas

Um livro especial para crianças cegas

Já reparaste que há crianças com problemas de visão que gostam muito de ler mas não conseguem porque não têm livros específicos que lhes permitam desfrutar da leitura? Pois, para as ajudar a não se sentirem discriminadas, um grupo de alunos das escolas da freguesia das Cortes, no concelho de Leiria, acaba de lançar o livro “A Rainha das Rosas”, com texto aumentado, imagens em relevo, linguagem em braille e até vídeos, onde a história é contada em linguagem gestual, para crianças surdas.

O trabalho envolveu 96 meninos e meninas, com idades entre os 3 e os 10 anos, demorou vários meses a planificar, elaborar e produzir, e contou com a preciosa ajuda do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria e da Associação de Pais das Escolas da Freguesia de Cortes.

“Todos adoraram. Penso que ficaram sensibilizados para o facto de haver crianças diferentes que devem ser respeitadas, e conscientes que todos podemos ser mais proativos para diminuir essas diferenças”, disse ao JN Tag a presidente da associação de pais, Andreia Santos. O livro vai estar à venda por 10 euros e, se houver lucro, o mais certo é ser feita mais uma publicação para crianças diferentes.

Texto: Francisco Pedro