Publicidade Continue a leitura a seguir

“Uma Aventura no Palácio da Pena” com visitas especiais e uma exposição!

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com ação e mistério, a coleção “Uma Aventura”, da autoria das professoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, tem acompanhado várias gerações de crianças e jovens em Portugal e conta, atualmente, com 67 volumes.

Uma destas aventuras desenrola-se no fantástico Palácio da Pena, local mágico e histórico em Sintra a que ninguém fica indiferente. Entre lendas de criaturas mitológicas e fantasmas de reis, o Chico, o Pedro, a Teresa, a Luísa e o João decidem passar uma noite no palácio. Este é o mote para o volume da coleção intitulado, precisamente, “Uma Aventura no Palácio da Pena”.

Agora, a história vai saltar das páginas do livro para a vida real. O Palácio vai abrir portas fora de horas, para algumas visitas exclusivas, em que novos aventureiros podem seguir os passos dos cinco personagens que vivem no imaginário de todas as famílias.

E enquanto os mais pequenos decifram enigmas, descobrem pistas e resolvem um novo mistério, os mais crescidos aproveitam para conhecer este majestoso palácio, com toda a tranquilidade que a visita fora do horário de funcionamento permite. Duas oportunidades únicas numa só!

As datas começaram em novembro e prolongam-se pelo início do mês de dezembro. O TAG confirmou e ainda há bilhetes, mas em alguns casos limitados, às visitas restantes, que são dia23 e 24 de novembro, 1, 7 e 8 de dezembro, sempre às 18.30 horas.

Os bilhetes podem ser comprados online.

Capas em exposição

Mas há mais! Até 31 de dezembro, a Abegoaria do Parque da Pena apresenta uma exposição intitulada “Uma Aventura” e dedicada precisamente a esta icónica coleção portuguesa.

Ao longo já dos últimos 42 anos, as aventuras vividas por Teresa e Luísa, Chico, Pedro e João, não esquecendo os cães Faial e Caracol, têm marcado diversas gerações.

A mostra pretende funcionar como uma linha do tempo, com as 67 capas, em grande formato, dos livros publicados até hoje.

A exposição – com curadoria de Nélson Mateus – quer ainda celebrar a literatura e incutir aos mais jovens o hábito da leitura. Uma viagem que começa em 1982, ano do primeiro livro, e segue até 2024, ano do livro mais recente.

A entrada é gratuita, mediante compra de bilhete para o Parque da Pena.

Texto: Patrícia Naves