Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma baleia de quatro patas? Fóssil foi encontrado no Peru

Publicidade Continue a leitura a seguir

A baleia é um mamífero marinho, portanto, vive no mar. Mas uma descoberta feita no Peru vem agora revelar que o antepassado da baleia terá tido quatro patas.

Um fóssil de uma baleia com mais de 42 milhões de anos foi encontrado na costa do Peru, na América do Sul, com características parecidas a uma lontra e com quatro patas.

A presença de pequenos cascos nas pontas dos membros do fóssil e a forma do corpo levam os investigadores a acreditar que podia andar em terra. E a cauda e patas sugerem que este animal também seria um bom nadador.

O fóssil foi descoberto por uma equipa de investigadores do Peru, França, Itália, Holanda e Bélgica. Chamaram-lhe “Peregocetus pacificus”, “a baleia viajante que alcançou o Pacífico”.

Estudaram, analisaram e concluíram que se tratava de uma baleia que viveu no período do Eoceno médio, há 42,6 milhões de anos, com até quatro metros de comprimento.

“Este é o primeiro registo indiscutível de um esqueleto de baleia quadrúpede de todo o Oceano Pacífico, provavelmente o mais antigo do continente americano, e o mais completo fora da Índia e do Paquistão”, disse Olivier Lambert, do Instituto de Ciências Naturais da Bélgica.

 

Foto: Revista científica Current Biology