Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma nova forma de interagir com os animais marinhos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Desenhar peixes que ganham vida, colocar os pés no mar sem os molhar ou interagir com tartarugas. Estas são algumas das novas atividades do Aquário Vasco da Gama – tudo de forma tecnológica!

“Numa aposta na modernização e melhoria da experiência do visitante”, o aquário de Lisboa apresenta a experiência “Janela para o Oceano”, uma “sala repleta de tecnologia capaz de fazer navegar as várias gerações no mundo submarino”. É possível “encontrar diversas espécies marinhas da costa portuguesa, descobrir o seu habitat e as suas características gerais e biológicas”, assimilando conhecimento “de forma suave e natural”, salienta o comandante Nuno Leitão.

O diretor do Aquário Vasco da Gama alerta que, “cada vez mais, estes espaços têm dificuldade em alojar animais de grande porte com as condições adequadas”. Face a essas preocupações, alguns foram retirados, como é o caso das tartarugas, largadas no habitat natural. O espaço foi agora transformado numa “mega janela virtual para o oceano”, uma “imponente parede digital” de 20 metros quadrados.

Mas a ligação com os animais não é perdida. É possível visualizar vários cenários da orla costeira com conteúdo tridimensional, tocar no ecrã sobre tartarugas que interagem e até desenhar um peixe, que passa para o grande aquário, ganhando vida. Mas não é tudo. O chão é também interativo, “como se estivessem dentro de água”, adianta o comandante Nuno Leitão. “Muitos pais fazem desenhos e molham os pés ficando com eles secos.”

Inaugurada a 15 de dezembro, a nova atração “tem sido a loucura”. Em média, são cerca de 400 os visitantes diários. “Desde que abrimos os novos espaços, temos sentido um aumento das visitas.” Numa visita pensada para a família, o principal objetivo é alertar para as responsabilidades com o oceano e a sua preservação.

Apesar dos 123 anos de experiência, sendo um dos aquários-museu mais antigos do Mundo, as novidades são constantes. A nova “biblioteca do rei” é um espaço histórico dedicado ao rei D. Carlos, “pai da oceanografia”, indica o diretor. Em breve, vão chegar as enguias elétricas e será possível assistir a energia a ser gerada em tempo real.

Janela para o Oceano
Bilhete geral a partir de 2,50 euros
Aquário Vasco da Gama, Lisboa

Texto: Sara Sofia Gonçalves