Quando pensas em férias quase de certeza que o que te vem à cabeça são os dias quentes passados a brincar na areia e muitos mergulhos e brincadeiras no mar. Mas toma nota. Há boas alternativas à praia.
Chama os teus pais, peguem num mapa e tratem de escolher um local aprazível para passar umas férias ou apenas um dia bem passado. A dificuldade vai ser escolher. Muitos destes locais estão situados em áreas protegidas, classificadas devido ao seu interesse paisagístico e biológico.
Da serra de Monchique ou da Arrábida, uma no Algarve outra a sul de Lisboa, mas ambas junto ao mar, passando pela serra da Estrela, a montanha mais alta de Portugal Continental, às serras de Montemuro e do Marão, Cabreira ou Gerês, é só escolher, fazer um plano e preparar a chila.
Não te esqueças que deves levar água, mantimentos, roupa e calçado adequado, chapéu, protetor solar, um mapa, bússola e contactos das autoridades locais.
ATENÇÃO!!!!
Cuidado com o gado. Não é agressivo mas não gosta de ser perturbado, sobretudo se tiver crias.
Antes de sair consulta as prevsões metereológicas. O nevoeiro não é boa companhia na montanha.
Montanhismo é a prática de subir montanhas seja pelo simples prazer, por prática despotiva ou com o objetivo de fazer exploração científica.
Portugal tem um clime mediterrãnico temperado. Nas montanhas, devido à altitude, registam-se temperaturas mais baixas e chuva mais abundante.
Leva um saco para colocares o lixo. No fim do passeio coloca-o num contentor ou ecoponto.
Usa sempre os trilhos e caminhos devidamente sinalizados. Em áreas rurais se encontrares cancelas deves voltar a fechá-las.
Ilustração: Francisco Araújo