No verão, todos os caminhos parecem ir dar ao Algarve. E há uma razão muito simples para isso: a temperatura do ar é quente e a do mar também, muito mais agradável do que nos outros pontos do país.
Porque é que o clima é melhor no Algarve?
Portugal Continental tem um clima temperado mediterrânico - ou seja, com verões quentes, secos e longos e invernos amenos e curtos - e essa característica acentua-se no sul do país.
Porquê? Primeiro, porque a latitude influencia as temperaturas, fazendo com que o sul - mais próximo da linha do Equador - receba os raios solares com menor inclinação do que o norte,o que torna o clima mais “quentinho”.
Depois, porque o Algarve tem quase 200 quilómetros de costa e a proximidade do mar torna o clima mais ameno. Além disso, quando os ventos sopram de norte, o litoral algarvio fica protegido pelas suas três serras - Serra de Monchique, Serra de Espinhaço de Cão e Serra do Caldeirão.
Há mar e mar e muitos mergulhos para dar
Quando no resto do país estás a bater os dentes ou só te atreves a molhar os pés, no Algarve a temperatura média da água do mar varia entre os 21 e 23 graus, quando no resto do país costuma estar abaixo dos 20 graus.
O que faz a diferença é, mais uma vez, a posição geográfica em
que esta região se encontra.
Apesar de o Algarve também ser banhado pelo Oceano Atlântico, tal como o resto do país, os termómetros aquecem a sul devido à influência das correntes quentes vindas do Mar Mediterrâneo.
Mas o clima é igual em todo o Algarve?
Não, as temperaturas não são iguais em toda a região do Algarve. O litoral e as suas praias apresentam um clima mais ameno, enquanto o resto do território algarvio e a serra apresentam um clima mais quente no verão e mais frio durante os meses de inverno.
Mesmo no litoral, as temperaturas do ar e do mar não são as mesmas ao longo de toda a costa. A água do mar costuma estar mais quente no sotavento algarvio (zona leste) do que no barlavento (zona oeste).
E as praias dos concelhos de Vila do Bispo e Aljezur, pertencentes ao barlavento, já estão tão próximas da costa alentejana que as águas são mais frias e agitadas.
Atlântico ou Mediterrâneo, em que ficamos?
Atlântico, claro, mas com uma forte influência do Mar Mediterrâneo, que fica logo ali ao lado.
Atlântico, claro, mas com uma forte influência do Mar Mediterrâneo, que fica logo ali ao lado. O Mar Mediterrâneo, com águas quentes devido ao calor do deserto do Saara, chega ao Oceano Atlântico através do estreito de Gibraltar.
Quando há vento de levante (vindo de leste e que sopra na região do estreito), as águas quentes mediterrânicas sobrepõem-se às do Atlântico e o mar regista temperaturas mais elevadas. Enquanto dura o levante, o mar está mais revolto e é preciso teres muito cuidado! Mas a boa notícia é que quando as ondas grandes se vão embora, a água quente fica.
O QUÊ????
O Algarve é suscetível à influência do Mar Mediterrâneo e das massas de ar quente e seco provenientes do norte de África
As serras algarvias protegem as praias dos ventos que sopram do Norte
Catarina Cruz