Verão / Scones britânicos e outras receitas para o lanche

Verão / Scones britânicos e outras receitas para o lanche

Nestes dias em que não nos falta tempo, apetece mesmo um lanche daqueles tradicionais. Vamos recuperar o britânico chá das 5. E para sermos rigorosos à mesa, não faltam os scones, a acompanhar com manteiga e doce.

Mas não te esqueças: primeiro, pede ajuda aos teus pais!

 

 

Scones britânicos

Preparação

Aquece o forno a 200ºC/220ºC, colocando uma folha de papel vegetal num tabuleiro.

Junta a farinha, o sal e o fermento em pó numa tigela e mistura a manteiga até que ela desapareça (podes usar uma batedeira ou um robô de cozinha para este efeito).

Envolve o açúcar e faz um buraco no meio. De seguida, aquece o leite com o iogurte e a baunilha no micro-ondas por 1 minuto ou numa panela bem quente (mexendo sempre para não ficar com grumos). Deita no centro da tigela e mexe muito bem.

Deita a massa sobre uma superfície enfarinhada e, com as mãos também enfarinhadas, amassa envolvendo bem até obteres uma consistência suave.

Estende a massa com o rolo, com cerca de 4 centímetros de altura. Com uma forma circular com cerca de 7cm de diâmetro corta círculos, tendo o cuidado de ir sempre passando a forma pela farinha para não agarrar.

Pincela com ovo e um pouco de leite e leva ao forno no tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal polvilhada de farinha.
Devem ficar no forno 12 minutos até ficarem dourados. Depois, é só saboreá-los, de preferência quentinhos.

 

Ingredientes

– 350 g farinha (mais alguma para polvilhar)
– ¼ colher de chá de sal
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 85 g de manteiga cortada em cubos
– 4 colheres de sopa de açúcar refinado
– 150 g de iogurte
– 4 colheres de sopa de leite
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 1 ovo batido com 1 colher de sopa de leite para pincelar.

 

 

Tostas de mozarela  e manjericão

Às vezes, não precisamos de receitas complicadas. Uma tosta quentinha é o ideal para nos satisfazer. Esta acompanhámos com sumo de melancia, mas pode ser qualquer sumo da época.

Preparação

Ligar a torradeira. Cortar o tomate em fatias fininhas e colocar sobre uma das fatias de pão. Colocar uma bolinha de mozarela sobre cada fatia de tomate e uma folhinha de manjericão sobre a mozarela. Temperar com flor de sal a gosto e um pinguinho de azeite. Tapar com outra fatia de pão e levar à tostadeira, que já deve estar quente. Fechar a tostadeira e deixar tostar até ficar bem torradinha por fora e com o queijo derretido.

Serve acompanhado com fatias de tomate e mozarela, temperada com azeite, vinagre balsâmico, flor de sal e folhas de manjericão.

Acompanha a refeição com um sumo de melancia fresquinho. Para os teus pais, sugere um copo de vinho verde gelado.

Ingredientes

– Pão de centeio cortado em fatias finas
– Tomate com rama
– Mozarela (usámos bolinhas de mozarela)
– Manjericão
– Azeite
– Flor de sal
– Melancia

 

 

 

Gomas de fruta fresca e pouco açúcar

Adoramos gomas. Com esta sugestão deliciamo-nos e ao mesmo tempo comemos fruta. O açúcar é apenas o necessário para lhe dar um toque mais doce.

Preparação

Colocar no copo a manga e a laranja aos pedaços (sem casca). Triturar com varinha mágica ou liquidificador. Baixar com a espátula o que fica nas paredes e na tampa.

Juntar os restantes ingredientes. Misturar de novo, usando liquidificador ou batedeira. Baixar de novo com a espátula. De seguida, levar 5 minutos ao forno a 100ºC.

Distribuir por forminhas de silicone (não é preciso untar). Deixar arrefecer um pouco (começam logo a solidificar) e levar ao congelador uns 20 minutos, sem deixar formar gelo por cima.

Desenformar e estão prontas a comer.

Ingredientes

– 100 g de manga (metade de uma)
– 100 g de laranja (metade de uma)
– 1 saqueta de gelatina neutra (da Royal)
– 5 folhas de gelatina (cortadas aos pedaços com tesoura)
– 50 ml de água
– 50 g de açúcar amarelo
– 3 colheres de sopa de pectina caseira