Percorrer as deslumbrantes paisagens do Douro a bordo de uma locomotiva a vapor com quase 100 anos é a proposta da CP, com o anúncio do regresso aos carris do Comboio Histórico do Douro.
Ao todo, são 51 viagens (ou seja, tens 51 oportunidades para escolher) entre 15 de junho e a 27 de outubro.
Será certamente uma experiência diferente das habituais viagens de comboio, desde logo por percorrer a margem do rio Douro entre as estações da Régua e do Tua (ida e volta, com paragem no Pinhão), num percurso de 36 quilómetros.
A esta paisagem que é Património Mundial da Unesco alia-se a magia de “viajar a bordo de um comboio composto por uma icónica locomotiva a vapor com quase 100 anos – a CP 0186 – e por cinco carruagens históricas”, salienta a CP em comunicado.
“O Comboio Histórico do Douro, mais do que passageiros, transporta história, cultura e emoções”, acrescenta a empresa.
Antes da partida, os passageiros recebem a oferta de um cálice de vinho do Porto, águas e rebuçados da Régua. A bordo não irá faltar animação e doces típicos da região.
Durante a paragem no Pinhão, há a oportunidade de assistir ao abastecimento de água à locomotiva a vapor, além de conhecer os famosos painéis de azulejos que decoram as paredes da estação.
À chegada à Estação do Tua é hora de a locomotiva fazer as manobras de inversão, dando tempo para admirar a paisagem e visitar o local.
A lotação do Comboio Histórico do Douro é de 254 lugares e as viagens realizam-se às quartas-feiras, sábados e domingos e no feriado de 15 de agosto.
A partida da Régua é às 15.30 horas, com chegada ao Tua às 16.40 horas. O regresso tem início às 17.08 horas e chegada à Régua às 18.26 horas.
Os bilhetes oscilam entre os 28 euros (crianças) e os 54 euros (adultos), com preços especiais para grupos.
Texto: Sandra Alves