VIDYOU: Quando fãs e youtubers se juntam num evento

VIDYOU: Quando fãs e youtubers se juntam num evento

Depois de um dia dedicado à indústria (sexta-feira), sábado e domingo foram para o VIDYOU 2017 abrir portas aos fãs. Num recinto vasto, (com um half-pipe de skate à entrada, convidando ao desporto), circulavam livremente aqueles que semanalmente fazem os vídeos que encantam e prendem milhares, misturados com aqueles que vêm os vídeos e seguem entusiasmados os seus favoritos. São dois dias chamados Community Days, um nome perfeito pois pretendem unir as duas comunidades: as de youtubers e as dos seus fãs!

E é mesmo uma comunidade. Pedro Gonçalves, Miguel Luz, Sofia B Beauty, Inês Rochinha, Sake, Peperan, João Sousa, Pakistan: Todos se conhecem destas andanças, muitos são amigos, alguns partilham canais de comédia (os Dool, presentes no evento, tal como os Heartbreakers que cantam a canção do canal) ou grupos musicais (como Dois Brancos & um Preto, também presentes).

No VIDYOU há pais e filhos, há crianças e adolescentes, há fãs e curiosos, há youtubers a apresentar outros youtubers, há tempo e espaço para autógrafos, beijinhos e fotografias. E também há palestras onde os fãs podem fazer perguntas diretas aos seus ídolos: numa, a Sofia B Beauty (um dos nomes mais referidos pelas fãs entrevistadas pelo TAG), respondeu a quem a segue, que o canal não lhe prejudicou os estudos, e que os pais nunca a incomodaram com a atividade.

Noutros palcos, debatia-se os grupos LGBT no youtube e esclareciam-se dúvidas sobre esta comunidade em geral; e falava-se de temáticas como a rentabilidade do fenómeno- ficas aqui a saber que a grande maioria dos youtubers portugueses tem empregos ou estuda, pois cá ainda é um fenómeno numa escala um pouco menor à norte-americana ou brasileira…

No próximo domingo, no Jornal de Notícias, o TAG conta-te mais detalhes sobre este evento, os fãs que lá estiveram, e as conversas que teve com nomes como Pedro Gonçalves e Sake!

Texto: Patrícia Naves
Foto: Jorge Amaral/Global Imagens