“Muito vivo, cheio de imaginação e capaz de resolver à sua maneira as dificuldades que lhe aparecem”. Assim é o Vitinho, o rapaz que uma geração de portugueses se habituou a associar à ida para a cama. Neste primeiro título da coleção, ligado à motivação, autonomia e autoconfiança, ficamos a conhecer a sua vontade em crescer. Para isso, imagine que está a protagonizar grandes aventuras, dignas dos maiores heróis, mesmo que não chegue a abandonar a sua sala de estar…
Enérgico e irreverente, Vitinho não morre de amores por dormir… Todas as noites vai adiando como pode a ida para a cama. Só quando os pais e o seu pediatra lhe explicam que, se não descansar o suficiente, o seu corpo e mente não se desenvolvem como deviam, é que o petiz começa a encarar de maneira positiva as indispensáveis horas de sono. Segundo título da coleção, “Vitinho: é a dormir que se cresce” procura incutir rotinas saudáveis, como deitar cedo e dormir o necessário.
Uma geração inteira habituou-se a adormecer ao som do Vitinho. Todas as noites, logo após a emissão do Telejornal, a televisão pública exibia um curto desenho animado do rapaz de chapéu de palha e jardineiras amarelas para que os pais encaminhassem os filhos para a cama.
Assim foi desde 1986 até 1997, ano em que a série foi descontinuada, abrindo caminho a outros produtos (como “Os patinhos”).
Mas a história do Vitinho é anterior à da ligação televisiva. Tudo começou em 1984, quando uma marca de cereais quis criar uma personagem alusiva aos seus produtos com a qual os seu miúdos se pudessem identificar.
O vencedor foi o ilustrador e publicitário José Maria Pimentel, que pouco depois viu a sua criação ganhar uma projeção que jamais imaginaria. Para essa popularidade muito contribuiu também a colaboração, em várias áreas, de figuras como Maria Alberta Menéres, Artur Correia, José Calvário, Paulo de Carvalho, Lena D’Água ou João David Nunes.
Vinte anos depois, o Vitinho regressou ao convívio dos portugueses. Não através de desenhos animados, mas de livros. Com a chancela da Dom Quixote, propõem-se aliar o lado lúdico a uma faceta pedagógica associada, ao transmitirem mensagens como a importância do sono ou da alimentação para o crescimento saudável das crianças.
Sérgio Almeida
“Vitinho: é a dormir que se cresce!”
José Maria Pimentel
D. Quixote
Preço: 6,95 euros
“Vitinho: um dia eu vou ser grande”
José Maria Pimentel
D. Quixote
Preço: 6,95 euros