A ciência que se esconde na beleza das flores

A ciência que se esconde na beleza das flores

Qual é a beleza das flores? Esta é a pergunta que a próxima sessão de ciência na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna, em Lisboa, quer responder. O evento, repleto de conhecimento, decorre a 15 de junho e arranca com a leitura de um livro. Mas a diversão não fica de lado, pois os mais novos vão poder “mexer com a ciência”, fazendo experiências com ou sobre flores, de forma a descobrir mais “sobre estas tão diversas estruturas das plantas”.

Esta é a próxima sessão (e última desta época) da iniciativa “Ciência na BACS Júnior”. Destinada a crianças dos cinco aos 12 anos, explica Raquel Bastardo, assistente da biblioteca localizada na freguesia de Santo António, a atividade parte da leitura de uma história infantojuvenil ou da exploração das imagens de livros técnicos sobre o tema em questão. Seguem-se “as atividades experimentais ‘hands-on’, utilizando materiais laboratoriais e do dia a dia”.

A adesão, entusiasmo e reação do público júnior tem sido positiva, diz Raquel Bastardo. “Sobretudo depois dos confinamentos da pandemia, em que foi necessário voltar a criar hábitos de vir à biblioteca participar nas atividades.”
Cada sessão da “Ciência na BACS Júnior” tem um tema diferente. Com periodicidade mensal, ao logo do ano letivo 2021/2022, foram abordadas temáticas como os sentidos, o espaço, a Terra ou os vulcões.

A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas para o e-mail da biblioteca (biblioteca@jfsantoantonio.pt). A última sessão decorre a 15 de junho. Depois, a “Ciência na BACS Júnior” vai de férias, regressando para mais experiências em outubro.

A iniciativa é dinamizada com os monitores da “ciência conVIDA”, do Instituto de Investigação Bento da Rocha Cabral, em parceria com a biblioteca. O projeto começou em 2018 e pretende divulgar ciência entre os públicos da biblioteca, existindo também atividades para os mais velhos.

Ciência na BACS Júnior
15 de junho, às 18 horas. Atividade gratuita
Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna, Lisboa

Texto: Sara Sofia Gonçalves