A magia de quebra-nozes no palco do Coliseu do Porto

A magia de quebra-nozes no palco do Coliseu do Porto

“Um jovem príncipe enfeitiçado. Uma aventura mágica para o libertar.” É assim que “Quebra-nozes, o musical” se apresenta para chamar os curiosos que queiram aproveitar uma hora e meia de magia e sonho no palco do Coliseu do Porto, no próximo domingo, dia 20 de março.

A história é já conhecida, adaptada da obra de E. T. A. Hoffmann “O quebra-nozes e o rei dos ratos”. Agora em musical, com animação, canções e até risos, a companhia GATEM traz ao público portuense a história dos jovens Clara e Fritz, “que recebem do padrinho uma prenda especial, o quebra-nozes, um jovem príncipe enfeitiçado”.

Quem desvenda o mistério inicial é Céu Campos, diretora da companhia, acrescentando que a protagonista Clara, apaixonada pelo presente, “começará uma aventura para libertar o príncipe”. A menina decidida e corajosa irá reverter o feitiço. A moral? “Todos os sonhos podem realizar-se, o amor e amizade tudo vencem e o que parecia impossível ao início, acontece.”

O espetáculo anda pelos palcos do país há quatro anos, mas, devido à pandemia, viu-se forçado a uma pausa. Regressa agora com estreia na cidade do Porto, por onde ainda não tinha passado. As expectativas de Céu Campos, também responsável pelo cenário, adereços e figurinos da peça, é positiva, uma vez que a “a sala já está composta”.

“Esta adesão dá-nos a ideia de que as pessoas estão a querer ir aos espetáculos e estão com interesse neste musical. Esperamos encher o Coliseu com muitas famílias.” Sim, porque a magia e o sonho não são só para os mais pequenos. A diretora da companhia GATEM afirma que esse é um dos objetivos de todas as peças apresentadas: encantar os adultos. “As nossas produções são dirigidas a toda a família” e há música, animação, cantigas e momentos hilariantes para todos. “O espetáculo vai encantar miúdos e graúdos do início ao fim”, promete.

Apesar de a história acontecer na época natalícia, não há alturas erradas para se assistir. “Retrata uma época específica, mas, mais do que isso, fala de uma noite e toda a história acaba por sair do Natal.”

Além do musical adaptado do Quebra-nozes, a GATEM tem ainda em cena o espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, que passará pela cidade de Braga no dia 3 de abril.

Quebra-nozes, o musical
Domingo, 20 de março. A partir de 15 euros
Coliseu Porto Ageas

Texto: Sara Sofia Gonçalves