A Ísis Martins desenhou uma moeda de cinco euros

A Ísis Martins desenhou uma moeda de cinco euros

Ter no currículo, aos 12 anos, o desenho de uma moeda de coleção, da Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM), não é para todos. É para muito poucos, na verdade. Mas Ísis Martins, aluna do 7.º ano da Escola Básica João Afonso, em Aveiro, pode gabar-se desse feito. Ou não tivesse sido ela a vencedora de um concurso, promovido pela INCM, em parceria com a Câmara de Aveiro.

 

O tema era o mar. E Ísis ilustrou-o com um assunto que continua na ordem do dia: o drama dos refugiados. A ideia venceu e, agora, os colecionadores poderão, em 2019, adquirir a moeda, que, mais do que ter um desenho bonito, transmite uma mensagem de esperança a nível mundial.

“Quis homenagear os refugiados, porque é um assunto que sempre me tocou muito, quando vejo nas notícias. Sinto pena das pessoas que fogem do seu país para ter paz”, explica Ísis. “O mar salva” foi a frase que a aluna inscreveu numa das faces da moeda. “Além disso, desenhei o mar, com uma boia que eles usam para fazer a travessia, e, dentro dela, muitas pessoas”, revela.

Desenho de Ísis representa “o mar, com uma boia que os refugiados usam na travessia, e dentro dela, muitas pessoas”.  Será cunhado numa moeda de coleção em 2019

 

O concurso foi-lhe apresentado pela escola. Depois, em aula, a turma fez uma chuva de ideias, para cada aluno interessado em participar encontrar uma abordagem ao tema.

O objetivo era, segundo a INCM, “sensibilizar o universo escolar para a riqueza cultural, patrimonial e artística da moeda”. Ísis quis ir mais longe e, mesmo assumindo que tem pouca aptidão para desenho, importou-se em incorporar na sua obra uma mensagem de esperança. “Na outra face da moeda, mostro como se o barco tivesse chegado cá e como se os estivéssemos a receber no nosso país”, conta a adolescente, realçando que “já tinha a imagem na cabeça, mas não sabia se iam entender a mensagem”.

O júri percebeu o que Ísis quis dizer. Este ano, Aveiro foi o único Município a estabelecer uma parceria semelhante com a INCM. A moeda de Ísis, com valor facial de cinco euros, vai integrar o Plano de Moedas Comemorativas da INCM para 2019. E ela não cabe em si de entusiasmo: “Estou muito curiosa para ver como é que o desenho vai ficar impresso numa moeda”.

 

A menina que quer ser juíza

A justiça social é um tema que interessa a Ísis Martins, apesar da sua idade. Nota-se bem no desenho que fez e nota-se também na profissão que quer seguir no futuro: juíza ou procuradora.

Não vê um futuro nas artes, apesar de ter vencido um concurso de desenho. Aliás, vai mais longe e confessa, a rir: “Não tenho jeitinho nenhum para desenhar”.

A mãe julgava o mesmo. “Perguntei-lhe porque é que ela ia concorrer se não era sequer boa a desenho. É muito boa às outras disciplinas e criatividade sempre teve muita, mas jeito para desenhar não. Ela insistiu”, conta a progenitora, Cristina Santiago. Batalhadora, Ísis seguiu em frente com a ideia. “A minha professora gostou muito do tema e apoiou-me. Quando soube que tinha ganho, comecei a rir. Não me passava pela cabeça”, admite.

 

Texto: Salomé Filipe

Foto: Tony Dias/Global Imagens