Árvores, antiprincesas e banho de espuma no Teatro Campo Alegre

Árvores, antiprincesas e banho de espuma no Teatro Campo Alegre

Foto:Jean-Louis Fernandez

Até ao dia 12 de dezembro, o Teatro Campo Alegre, no Porto, será lugar para espetáculos e oficinas de música e dança, para ver e fazer com a escola ou em família.

Na sua 5ª edição, o “Foco Famílias” volta ao formato presencial, convidando o público, dos mais novos aos mais velhos, a assistir a espetáculos criados pelas artistas portuguesas Cláudia Gaiolas e Joana Gama, pelo francês Johnny Bert, e a descobrir os bastidores do trabalho artístico com a bailarina espanhola Ángela Diaz Quintela.

A programação arranca com “As árvores não têm pernas para andar”, de Joana Gama. A pianista portuguesa, conhecida pelo trabalho dedicado à obra de Erik Satie, apresenta um concerto com um mini-piano e, simultaneamente, uma viagem pelo mundo fora à descoberta de árvores e músicas diferentes em cada lugar. Depois das sessões nos dias 9 e 10 de dezembro dedicadas ao público escolar, para as famílias o espetáculo realiza-se no sábado, dia 11, às 15.30 horas, e no domingo, 12 de dezembro, às 11.15 horas.

“As árvores não têm pernas para andar” pode ainda ser visto em casa, no domingo, a partir das 17 horas, no Teatro Municipal do Porto Online.

A criadora e intérprete portuguesa Cláudia Gaiolas apresenta um espetáculo da sua série Antiprincesas, desta vez dedicado a Carolina Beatriz Ângelo, que foi notícia há 110 anos por ter sido a primeira mulher a votar em Portugal. As sessões para as famílias são no sábado, às 16.30 horas, e no domingo, às 12.15 horas.

Nesta edição do “Foco Famílias”, o Teatro Municipal do Porto apresenta, em estreia nacional, “Le Petit Bain”, uma criação de Johanny Bert/Théâtre de Romette, ator, marionetista e encenador francês, que é fundador da Compagnie Théâtre de Romette. Em “Le Petit Bain”, é evocado um lugar bem conhecido dos mais novos, o banho, que vai sendo transformado num espaço de fantasia à medida que a espuma vai criando paisagens e figuras tão fantásticas quanto efémeras. O espetáculo terá duas sessões no sábado, dia 11 de dezembro, às 10.30 horas e às 14.30 horas. No domingo, dia 12 de dezembro, haverá uma sessão às 10.15 horas.

No fim de semana, o público que assistir aos espetáculos poderá ainda descobrir o que está por detrás do palco. A bailarina espanhola Ángela Diaz Quintela propõe às famílias que experimentem as diferentes fases da construção de um espetáculo, passando pelos bastidores, pelo palco, pelas fases de montagem e de ensaio. Esta oficina, que é mais do que isso, terá sessões no sábado, às 11.15 horas e às 16 horas, e no domingo, às 11.45 horas. O acesso a esta atividade é gratuito mediante apresentação de bilhete de um dos espetáculos do “Foco Famílias”.

Os bilhetes para os espetáculos custam 2,50 euros para crianças e 7 euros para adultos. O preço dos bilhetes para a sessão online de “As árvores não têm pernas para andar”, de Joana Gama, custa 3,50 euros. Podem ser comprados nas bilheteiras (Rivoli e Campo Alegre) ou no site do TMP.