A canábis continua a fazer mal

O uso desta droga foi aprovado para fins terapêuticos. Transformada em medicamentos. Mas atenção: fumar pode ser prejudicial à saúde.

 

A canábis já pode tratar problemas de saúde?

Hoje, em Portugal, já é possível utilizar a canábis para tratar doenças. O Presidente da República aprovou, este mês, a legalização da canábis para fins medicinais. Quer isto dizer que vão existir medicamentos à base da planta da canábis à venda nas farmácias, mas que só podem ser tomados quando forem receitados pelos médicos.

 

O que é a canábis?

A canábis é uma planta que tem três variedades diferentes. E é a substância ilegal mais cultivada, consumida e traficada em todo o mundo. Mas também tem muitas propriedades terapêuticas quando aplicada da forma certa.

 

Que doenças pode tratar?

A ciência diz que a canábis pode ser usada para tratar alguns problemas de saúde. Pode servir para aliviar a dor crónica em adultos, para evitar vómitos nos doentes que estão a fazer tratamentos de cancro, é usada no controlo da ansiedade ou no tratamento da esclerose múltipla. Mas atenção: para tratar estes problemas de saúde, a canábis tem que ser transformada num medicamento que tenha a quantidade certa da planta.

 

O que foi aprovado?

Foi aprovada uma lei que diz que a canábis pode ser usada para fazer medicamentos, ou substâncias como óleos, para tratar problemas de saúde. Mas tem que ser sempre um médico a receitar o produto feito à base da planta da canábis e só o deve fazer se outros tratamentos para o mesmo problema tiverem efeitos maus para a saúde do doente. Os medicamentos vão estar à venda nas farmácias e só podem ser comprados com receita do médico, que vai explicar como devem ser tomados. Usar a canábis como erva para ser fumada, para tratar problemas de saúde, não é legal em nenhum país da Europa, e continua a não ser em Portugal.

 

Em que outros países é usada como medicamento?

Há cinco países na Europa onde é legal usar a canábis para tratamento médico: Holanda, Itália, República Checa, Dinamarca e Alemanha. Fora da Europa, também há alguns países onde se pode usar a planta para tratar problemas de saúde. É o caso do Canadá, Argentina, México, Peru, Colômbia e Israel.

 

E para diversão, é legal?

A canábis, em Portugal, pode ser usada em medicamentos para tratar a saúde e não fumada para diversão. É importante saberes que fumar a canábis pode ser prejudicial para adolescentes e jovens adultos. Nos adolescentes, porque afeta o desenvolvimento cerebral e pode mesmo provocar psicoses e sintomas parecidos com os da esquizofrenia. Nos adultos, o consumo de canábis pode implicar uma redução das capacidades motoras e para realizar tarefas, como conduzir. Além disso, respirar os fumos da canábis também pode fazer mal às vias respiratórias, inflamar os pulmões e baixar a resistência a infeções.

 

Texto: Catarina Silva