Celebrar o Dia Mundial da Terra virado para o mar

Celebrar o Dia Mundial da Terra virado para o mar

A Terra é conhecida como Planeta Azul, pois mais de 70% da sua superfície são oceanos, rios e mares. É por isso que faz todo o sentido que o Dia Mundial da Terra também se celebre a olhar o mar, como propõe a Fundação Oceano Azul.

Conhecer estranhas criaturas do mar profundo, saber o que se esconde numa gota de água do mar, entrar virtualmente no Oceanário em Lisboa onde vivem cerca de oito mil animais ou participar em ações de limpeza marinha, além de jogos, debates, teatro e muito mais. O programa de atividades contempla mais de uma centena de sugestões em várias zonas do país, entre 17 e 25 de abril.

No próprio Dia Mundial da Terra, que se celebra no dia 22, realiza-se um seminário online que vai juntar olhares dos setores político, ambiental, desportivo e educativo sobre os mares.

No Porto Santo, na Madeira, está prevista uma campanha de limpeza de lixo marinho dirigida a crianças, famílias e professores, convidando-os a juntarem-se em grupos até seis pessoas e limparem uma praia, uma ribeira ou outro lugar.

Ações semelhantes estão marcadas para os Açores, na praia de Santa Bárbara, promovida pelo centro Ciência Viva e dirigida a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, e no Ilhéu e na praia de São Roque, promovida pela organização Tidy Shark Açores.

O programa está disponível na íntegra no site da Fundação Oceano Azul, só falta escolher como queres celebrar o Dia Mundial da Terra.

 

Texto: Sandra Alves
Foto: Álvaro Isidoro / Global Imagens