Porto 25 / 01 / 2017 - Rubrica Evasões "Apetece Descobrir" - Rua de Belomonte. Museu das Marionetas, situado no nº 57 deste rua. ( Igor Martins / Global Imagens )

Conhecer os museus na ponta dos dedos

Igor Martins / Global Imagens

Estamos em confinamento, visitar um museu ou exposição parece impossível, mas a verdade é que podes viajar sem sair de casa. Há museus nacionais que oferecerem visitas guiadas virtuais. Podes descobrir curiosidades sobre a História Natural, conhecer a paisagem dos monumentos mais emblemáticos ou brincar com arte. Garante-te horas de diversão e conhecimento.

Uma das experiências digitais mais completas é do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa. Em parceria com a empresa 4D Virtual Lab, disponibiliza uma visita online que inclui toda a área de exposição. Começou há um ano e já alcançou as 235 mil visualizações. A visita pode ser feita num computador, a três dimensões, ou com óculos de realidade virtual, numa experiência imersiva. O próximo passo do projeto é desenvolver um audioguia para tornar a visita também auditiva, antecipa Teresa Abreu, do gabinete de comunicação do museu.

A empresa, sediada no Reino Unido, apresenta ainda experiências semelhantes para o Museu da Marioneta (Lisboa), o Museu do Calçado (São João da Madeira) ou o Jardim Botânico do Porto. Em todas há música de fundo e planos de grande detalhe, o que cria um ambiente imersivo e cativante. Teresa Abreu destaca a “navegação intuitiva” e o “acesso a conteúdos explicativos”.

A Google Arts and Culture é uma ferramenta para dar a conhecer a cultura do mundo através de questionários, jogos, visitas virtuais, exposições e muitas atividades interativas. Numa parceria entre o Ministério da Cultura e a plataforma internacional, é possível conhecer o Panteão Nacional, a Torre de Belém ou o Mosteiro dos Jerónimos, todos na capital, entre muitos outros. Tudo acontece dentro do ecrã e é possível caminhar no interior e exterior dos monumentos. Há, ainda, exposições e apresentações informativas para ficar a conhecer mais em detalhe a cultura nacional.

Já o Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, disponibiliza visitas digitais à Coleção do Fundador e à Coleção Moderna. É possível conhecer desde objetos do Antigo Egito até obras de arte contemporânea portuguesa.

Para quem prefere viajar pela ciência, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa, tem preparada uma visita virtual às instalações. Conhecimento sobre a evolução da ciência não falta e vais querer saber tudo.

“Depois da experiência inovadora, as famílias terão vontade de vir ao próprio museu, assim que for possível”, e é esse o objetivo, sublinha Teresa Abreu.

Texto: Sara Sofia Gonçalves