Da ópera ao hip-hop nos jardins da Gulbenkian – cultura ao ar livre

Da ópera ao hip-hop nos jardins da Gulbenkian – cultura ao ar livre

Música, cinema de animação e poesia em atuações para todos os gostos vão acontecer nos Jardins da Gulbenkian em junho e julho, integrados no Jardim de Verão, um programa cultural variadíssimo para todos os gostos e todas as idades, dedicado à Palavra e Música, da Ópera ao Hip-Hop.

24 junho a 10 julho

Por esta altura, já está a acontecer uma programação especial, repartida por três palcos, com base na exposição coletiva “Europa Oxalá”, que reúne obras de artistas de África que nasceram após a descolonização dos seus países. Serão atuações de artistas e grupos que percorrem “memórias rítmicas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, da República Centro-Africana e da Gâmbia” combinando-as com “a eletrónica global, saem dos Bairros Sociais e cercam a capital portuguesa”, palavras dos responsáveis por esta seleção (curadores): Dino d’Santiago, Lisboa Criola (música) e Olivier Hadouchi(cinema).

Vamos à lista de alguns dos convidados: “rappers” Nídia e Mynda Guevara, o grupo Batukadeiras X, grupos Acácia Maior e Banda Monte Cara, o músico NBC, vários DJ e produtores ligados à Príncipe Discos – Nídia, DJ Marfox, DJ Danifox, DJ Lilocox -, o tocador de kora Mbye Ebrima ou a cantora Sílvia Barros. Não faltarão a poesia de Alice Neto e os filmes “Margem Atlântica” (2006), “Karingana – Os mortos não contam estórias” (2020) e “Independência” (2015), de Fradique, sempre associados à mesma temática.

6 a 22 de julho

Depois, a programação estende-se por julho fora e durante três fins de semana, continuando com uma oferta de espetáculos bem eclética (diversificada):

– 6, 7 a 8 de julho – só música
– 12, 13, 14 e 15 de julho – música, cinema de animação para crianças e poesia
– 20, 21 e 22 de julho – exposições, música e leitura musicada

A música vai da ópera, quer presencialmente quer com projeção de espetáculos do resto do mundo, ao tango e bolero, aos coros infantojuvenis, ao jazz, ao pop, à música eletrónica experimental e ao hip-hop. A poesia terá até uma vertente de leitura musicada. E haverá ainda cinema de animação para as crianças – “Da ópera ao hip-hop em animação”.

Os artistas convidados vêm de todos os quadrantes: coros infantojuvenis, presos (num espetáculo de ópera), Capicua, Carlão, Mafalda Veiga, Ana Deus, Mário Laginha, Aldina Duarte, Teresa Lima, entre outros.

Podes ainda apreciar várias exposições a decorrer nos espaços da Gulbenkian.

Consulta o cartaz e vê o que te apetece!

Texto: Maria José Pimentel
Foto: Orlando Almeida/Arquivo Global Imagens