Dia 3 de junho é o Dia Mundial da Bicicleta. Vamos pedalar?

Dia 3 de junho é o Dia Mundial da Bicicleta. Vamos pedalar?

Com rodinhas, sem rodinhas, híbrida, dobrável, elétrica, tandem, triciclo… seja qual for o modelo, o importante é pedalar e contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta.

Foto:  Leonardo Negrão / Arquivo Global Imagens

Ficas a saber que já há boas iniciativas em Portugal para promover a opção bicicleta como forma de mobilidade sustentável de deslocação de casa para o trabalho. Há até uma organização, a Bicicultura, com muitas atividades socioculturais incluídas no uso da bicicleta para transporte, trabalho, lazer e terapia.

A utilização de bicicleta está a ganhar de tal maneira força que o Ministério da Educação quer os alunos a pedalar na estrada a partir dos 10 anos, havendo orientações para que aprendam antes com os seus professores as boas regras de condução com apoio de um manual e tudo (podes ler mais aqui). Uma forma original de capacitar as crianças para o uso utilitário e autónomo da bicicleta em contexto citadino. Além de ser um transporte amigo do ambiente, também é divertido. Assim pode-se observar a natureza, as ruas e os vizinhos que se vai encontrando pelo caminho.

Agora, às tantas, o que não sabias é que as cidades se estão a organizar para promover a ida dos alunos de casa para a escola em bicicleta em grupo. É uma maneira divertida e segura de ir para o “nosso trabalho de aprender” começando com uma pedalada em grupo matinal, que dá energia, muita saúde e diversão! Ganhamos todos, assim, hábitos de mobilidade ativos e sustentáveis nas deslocações para a escola.

O CicloExpresso existe em Aveiro e Lisboa (só para começar) e funciona assim: um grupo de crianças vai para a escola de bicicleta, acompanhado por adultos/as monitores/as. Tal como um “comboio” regular, o CicloExpresso tem um percurso e horário definidos: acontece à sexta-feira e qualquer criança pode entrar nele até à escola.

O 1º existe desde 2015, o CicloExpresso do Oriente e, em 2017, nasceu o CicloExpresso das Barrocas, em Aveiro.

Na capital, a iniciativa designa-se por “Comboio de Bicicletas de Lisboa”, organizada pela Câmara Municipal, uma vez por semana. A participação é gratuita, mediante inscrição obrigatória. Há linhas de comboio e horários determinados e escolas aderentes. Entra no site da autarquia para obteres mais informações.

Queres ver o que alguns amiguinhos dizem sobre esta experiência? Vê aqui:

Mas não te esqueças que há regras a cumprir:

1. Segue em fila indiana com os colegas, sem fazer ultrapassagens!

2. Presta atenção ao que dizem os/as “maquinistas”, faz o que eles indicarem e não ultrapasses o “maquinista” da frente.

3. Tem muita atenção aos cruzamentos. Abranda e presta mais atenção à estrada quando estiveres a aproximar-te de um cruzamento.

Para completar este dia, nada melhor do que uma boa leitura… Vai ser publicado no final de maio um livro preparado para comemorar o Dia Mundial da Bicicleta, com uma história e alguns ensinamentos sobre pedalar com segurança na estrada. O Comboio de Bicicletas é um livro 100% português, com textos de Lara Xavier e ilustrações de Ana Granado. A base da história é sobre a Sara e o seu grupo de amigos que pedalam todos os dias para a escola, formando um comboio, partilhando experiências, peripécias, paisagens. Depois, há também boa informação sobre regras e sinais de trânsito, cuidados a ter e manutenção da bicicleta para ti. Lê aqui a entrada.

E só falta a música para alegrar a celebração do Dia Mundial da Bicicleta. Aqui vão duas propostas para os amantes da pedalada!

 

 

Boa viagem!

Texto: Maria José Pimentel