Escola de São Gonçalo obteve o 1.º e 4.º lugares na World Robotic Olympiad

Escola de São Gonçalo obteve o 1.º e 4.º lugares na World Robotic Olympiad

O Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo, de Torres Vedras, representou, pela primeira vez, Portugal na World Robotic Olympiad, que decorreu na cidade de Dortmund, na Alemanha, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2022.

A equipa AGSG defendeu o projeto “O Mundo na Ponta do Dedo”, na categoria Future Innovators, escalão Senior, tendo obtido o 4.° lugar, gold medal, num total de 34 equipas, com 197,38 pontos, para um máximo de 200 pontos. E o 1.° lugar, Special Award, atribuído pelas 78 equipas participantes na categoria Future Innovators.

O projeto “O Mundo na Ponta do Dedo” consiste num protótipo robótico que foi concebido com o objetivo de permitir que pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores possam utilizar equipamentos tecnológicos, nomeadamente teclados, comandos infravermelhos e telemóveis.

Na World Robotic Olympiad participaram 265 equipas de 73 países.

Num mundo global cada vez mais tecnológico, a participação neste tipo de eventos é uma mais valia para os alunos, na medida em que lhes oferece a oportunidade de desenvolver competências STEM [Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português] num trabalho de projeto, de construir e programar robôs.

A próxima edição da World Robotic Olympiad 2023, vai ser realizada no Panamá, sob o tema Connecting the World.

Texto: Prof. Jaime Rei