Faltar às aulas em defesa do planeta? Sim, protesto é esta sexta-feira

Faltar às aulas em defesa do planeta? Sim, protesto é esta sexta-feira

O desafio é mundial, porque não há um “planeta B”. Temos de defender clima e o meio ambiente. E é preciso agir já, ou será tarde demais. Estes são os apelos da greve que está convocada para 15 de março em vários países. Neste dia os estudantes vão faltar às aulas em defesa do clima. E em Portugal o protesto acontece em várias cidades.

 

Jovens portugueses fazem greve às aulas

Dia 15 de março, às 10.30 horas, em 27 cidades de norte a sul do país. Os estudantes portugueses vão faltar às aulas de sexta-feira e sair à rua em defesa do clima em resposta ao movimento “School Strike 4 Climate”. E fazem o apelo: “O nosso futuro é mais importante do que UM dia de aulas!”

Mas ao protesto também se vão juntar pais, professores e funcionários das escolas.

Os organizadores criaram uma página na internet a dar informações sobre os pontos de encontro nas diferentes cidades. Há também uma hastag nas redes sociais #SchoolStrike4ClimatePT. “A solução está na nossa geração”, lê-se no cartaz que anuncia o protesto.

 

“Eu não vejo razão mais justa do que esta para uma mobilização estudantil. As alterações climáticas não são um problema da geração futura, mas desta geração”, disse o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

 

O que é o “School Strike 4 Climate”?

 

Ilze Filks/Reuters

O movimento “School Strike 4 Climate” (que pode ser traduzido como “greve às aulas pelo clima”) foi iniciado pela jovem sueca Greta Thunberg, de 16 anos, que tem alertado os governantes mundiais para a necessidade de defender o clima.

Tudo começou em agosto de 2018, quando Greta decidiu ir para as escadas do parlamento, em Estocolmo, durante o horário escolar, com um cartaz a dizer “School Strike 4 Climate”, para mostrar aos governantes que estava descontente com as políticas que prejudicam o ambiente.

O protesto passou depois a acontecer às sexta-feiras – dando origem ao movimento Fridays for Future. A iniciativa da jovem sueca tornou-se viral e vários estudantes fizeram o mesmo em vários países.

Mas, esta sexta-feira, dia 15, há um apelo global para sair à rua – sob o lema “School Strike 4 Climate” – e os estudantes portugueses também vão participar.

 

Quem é Greta Thunberg?

Focke Strangmann/EPA

Greta Thunberg tem 16 anos mas desde o 8 que tomou consciência da importância de defender o meio ambiente. As suas ações no dia a dia são pensadas em defesa do planeta. Por exemplo: desloca-se de bicicleta, não come carne e cultiva vegetais, só compra o necessário e a família tem um carro elétrico.

E a sua voz já chegou aos líderes mundiais. Na Cimeira do Clima das Nações Unidas, em dezembro de 2018, disse: “Estamos a ficar sem desculpas e sem tempo. Viemos aqui para que vocês saibam que a mudança está a chegar quer vocês gostem ou não”.