Federação desafia a andar de bicicleta na Semana da Mobilidade

Federação desafia a andar de bicicleta na Semana da Mobilidade

Entre 16 e 22 de setembro celebra-se a 20.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade. O tema central deste ano é a “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”. Há muitas iniciativas a decorrer em diferentes cidades do país para promover a mobilidade ativa e sustentável e divulgar ações das pessoas mais resilientes e criativas durante os períodos de confinamento forçado devido à pandemia. O que se deseja é criar hábitos, rotinas e mudanças de comportamento.

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) divulgou uma agenda de eventos que podes consultar aqui. Aceitas o desafio?

BTT – Uma bicicleta revolucionária

BTT significa “bicicleta todo-o-terreno” e foi uma invenção do americano Gary Fischer nos anos 70 do século passado. Amante de bicicletas, achava que este veículo de duas rodas podia ser uma boa alternativa ao automóvel como meio de transporte.

Por essa altura, houve uma grande crise de petróleo, o que se refletiu diretamente nos custos de abastecimento dos veículos motorizados, principalmente dos carros. Era o momento-chave para promover a bicicleta como a alternativa de mobilidade, com benefícios para o ambiente, para a qualidade de vida das pessoas e redução do intenso tráfego nos grandes centros urbanos.

Contudo, era preciso fazer adaptações, de forma a que tivesse uma dupla função: poder ser usada como meio de transporte no dia-a-dia nas cidades, mas também servir para passeios no campo. Até então, as bicicletas só serviam para a estrada.

O primeiro modelo construído por Fischer e alguns amigos, em 1972, era uma bicicleta robusta, mas muito pesada. Só em 1974 surge um modelo Fischer mais leve, dispondo de um quadro com tubos mais largos e resistentes e mudanças no guiador e nos pneus para ultrapassar os obstáculos em pisos de terra.

A partir daí, as BTT não mais pararam – foram aperfeiçoadas, surgiram novos modelos com tecnologia de ponta e cada vez mais eficientes e os adeptos e as vendas cresceram muito, tornando-se num fenómeno de moda, graças também às preocupações ecológicas. O único senão é que o seu fabrico obedece a critérios rigorosos (materiais raros e peso reduzido) o que torna o custo elevado.

Texto: Maria José Pimentel,
Adaptado de “A Bicicleta Todo o Terreno (BTT) feliz invenção do americano Gary Fisher”, José Manuel Caetano, Presidente da FPCUB