Indiejúnior: uma forma divertida de viajar pelo mundo do cinema

“Beleza”, um filme de Christina Willings que trata a identidade de género

Indiejúnior: uma forma divertida de viajar pelo mundo do cinema

O Festival Internacional de Cinema Independente, mais conhecido como IndieLisboa, está de regressso. Devido à mostra de muitos filmes recentes de todo o Mundo, atrai pessoas de toda a parte para conhecerem as novidades.

Para os mais novos existe a secção IndieJúnior, dos três aos 15 anos, e que este ano conta com mais de 30 filmes em registo de animação, documetário e ficção. De modo ao conteúdo se ajustar a cada faixa etária, esta espécie de festival dentro de um festival é segmentado em filmes para maiores de três, seis, nove, 12 e 15 anos. Mas a animação é comum em todas as idades e as tardes da edição 2020 serão preenchidas com um conjunto de sessões de curtas e longas-metragens, ateliês, jogos e uma pista de dança para te poderes divertir ao som de um DJ.

Poderás conhecer “Jacob, Mimmi e os cães falantes” (5 de setembro, Capitólio, 21.30 horas), do realizador Edmunds Jansons, numa aventura que promete salvar um parque de Riga, capital da Letónia, e muitas outras histórias fascinantes que te farão rir até ao fim. Por outro lado, o filme “Beleza” (3 de setembro, Palácio Galveias, 18 horas), da realizadora Christina Willings, será o ponto de partida para um debate com o tema “Quando a identidade de género não coincide com o género que foi atribuído à nascença”. Estarão presentes vários convidados que irão discutir o ponto de vista social, familiar e escolar deste assunto. Além de aumentares o teu nível de conhecimento, todos poderão ouvir, também, a tua opinião.

E se adoras as noites de verão, o IndieJúnior oferece-te como pano de fundo a lua e as estrelas numa sessão de cinema ao ar livre para terminares o dia em grande. Acontece a 4 de setembro no Capitólio, a partir das 21 horas, e terás a oportunidade ver curtas-metragens como “A bruxa e o bebé”, “O papá a passos largos”, “No país da aurora boreal”, “A desgraça do sr. Raposa”, “Onda de calor”, “Os pássaros” e “Laços”, num ambiente diferente do habitual. Uma iniciativa que pretende contribuir para a formação estético-cultural das crianças e dos jovens, através de experiências divertidas que não excluem nenhum membro da família. Neste sentido, o programa não só tem um caráter didático como quer fortalecer laços familiares.

IndieJúnior 2020
Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal, Palácio Galveias, Cineteatro Capitólio (Lisboa)
Quinta-feira 27 de agosto a 6 de setembro
Preços: 4,50 a 12 euros

Texto: Carla Ferreira