Media Lab JN volta a Braga a convite do Externato Paulo VI

Media Lab JN volta a Braga a convite do Externato Paulo VI

Depois dos workshops “Redação do Séc. XXI” levados a cabo em maio passado no Externato Paulo VI – fundado em 1970, em Braga, sob os princípios da Congregação das Religiosas Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus – o Media Lab JN voltou a promover literacia mediática, com duas turmas do 7º ano, no passado dia 14 de novembro.

 

Aos alunos, propôs-se que pesquisassem temas do seu interesse e adaptassem notícias para o formato de noticiário, um gravado em vídeo e outro em áudio, de forma a simular o trabalho do jornalista, levando os jovens estudantes a pôr as “mãos na massa”.

© Media Lab JN

A sessão começou com algumas questões sobre as experiências de cada um em relação aos media – se se interessam por notícias, que notícias têm mais interesse, qual o meio de comunicação que mais utilizam para se manterem informados, e ainda, se se mantêm informados de todo. Estas discussões iniciais facilitaram a introdução dos temas relacionados à literacia mediática que, atualmente, se refletem bastante no à vontade com a tecnologia e pesquisa de informação na internet. Para além de “ser uma aula diferente”, a formação habitual cruzou vários tópicos, dos quais o papel do jornalista é sempre um tema gerador de curiosidade entre os mais novos, segundo as alunas Sofia e Maria.

Terminada a formação, os alunos foram divididos em duas redações. Os grupos completaram a adaptação de notícias, mas apenas a redação de vídeo gravou o seu noticiário no próprio dia. 

Com o alívio das regras de proteção contra a COVID-19, as duas turmas puderam visitar o Jornal de Notícias e a Rádio TSF, no Porto, no dia 24 de novembro, fechando com chave de ouro as aprendizagens adquiridas no trabalho levado a cabo no colégio. No auditório deste jornal centenário, puderam assistir a um vídeo sobre a história do JN e conhecer as diversas profissões necessárias à produção e distribuição de informação fidedigna.

Depois da sessão de formação, em Auditório, os participantes visitaram o a Redação do JN bem como a Redação e Estúdios da TSF, o que possibilitou a gravação dos noticiários radiofónicos trabalhados em sala de aula.

Apesar da pressão, tanto para os alunos como para os formadores, a fluidez que preencheu o espaço de gravação em estúdio colmatou o sentimento de novidade e nervosismo.

Os alunos que tiveram a oportunidade de gravar partilharam as suas inseguranças – errar palavras, receio de tocar nos equipamentos e a “vergonha” de completar o exercício na presença de “profissionais de verdade”, como disse a aluna Isabel Fontes.

Ainda antes de terminar a visita, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o estúdio do JN Direto e perceber como são gravados e publicados os vídeos “60 Segundos”, como se desenrola uma transmissão em direto e os meios necessários à produção destas peças para o Digital. 

Com a intenção primária de educar os alunos para a literacia mediática, as sessões do Media Lab JN no Externato Paulo VI integraram a formação teórica da disciplina de projeto que, de acordo com a professora Carla Pereira, este ano letivo propõe-se a “potenciar a aprendizagem para os media, em especial a televisão” referiu.

O Media Lab JN é um projeto de educação para a literacia mediática que fomenta a cidadania, promovendo, nas  escolas, atividades de jornalismo que evidenciam a importância de estar bem informado, assim como, o papel do jornalismo na defesa da democracia. Saiba como participar no site do projeto.