Meninos-princesas, meninas-cavaleiros. Abaixo os preconceitos

Meninos-princesas, meninas-cavaleiros. Abaixo os preconceitos

Artur Machado / Global Imagens

Em primeiro lugar, o busílis da questão, ou seja, a nobre missão desta iniciativa. Mostrar, de forma lúdica e com conceitos adequados e sem discursos pesados, que os estereótipos de género não fazem qualquer sentido no Mundo em que vivemos. Homens e mulheres no mesmo patamar, pois claro. O homem pode cozinhar, a mulher pode vestir farda do exército. O homem pode pôr a mesa, a mulher pode ser bombeira. No Museu do Brincar, em Vagos, a exposição “É pró Menino e prá Menina” mostra, de forma ora mais óbvia ora mais discreta, que a igualdade de género tem razão de ser. Todas as razões do Universo.

Na primeira galeria, os brinquedos estão divididos por género. Carrinhos para meninos, bonecas para meninas. Azul para meninos, cor-de-rosa para meninas. A perspetiva histórica da evolução do brinquedo e do brincar, cruzada com o conceito de género, começa nesta sala. Tudo muda entretanto. Na segunda galeria, há barbies da Mattel para mostrar que mulheres e homens são iguais, e como as mulheres saíram de casa e entraram no mercado de trabalho. A Barbie veste farda da marinha, o Ken também. O Ken veste roupa da tropa, a Barbie também. A Barbie tem roupa de bombeiro, o Ken também. O Ken cozinha, a Barbie também. Barbie e Ken em pé de igualdade. Homem e mulher lado a lado.

Todos podem espreitar. Meninos e meninas, rapazes e raparigas, mães e pais, avós e avôs, professores, educadores, famílias. É uma exposição para todos, onde tudo é possível, e que pretende espicaçar a curiosidade, aumentar o conhecimento, estimular o espírito crítico, fazer pensar. Tudo isso com uma comunicação isenta de estereótipos de género, claro está.

E não é só ver, também dá para experimentar. Há uma cozinha onde os rapazes podem vestir o avental e tratar das tarefas domésticas. Há uma casinha de bonecas para quem quiser brincar, meninos e meninas. Há um castelo para entrar num conto de fadas e onde meninos e rapazes podem ser princesas e meninas e raparigas podem ser cavaleiras. Vestir personagens, despir preconceitos.

 

É pró Menino e prá Menina
Terça a domingo, das 10 às 12.30 horas e das 14 às 17.30 horas
Até 30 de agosto de 2020
4 euros (geral), 3 euros (grupos), grátis (menores de 3 anos)
Museu do Brincar, Vagos (234 796 151)