Nintendo Labo: o futuro das consolas vem aí, em cartão!

Nintendo Labo: o futuro das consolas vem aí, em cartão!

A notícia apanhou todos de surpresa, mas até tem alguma razão de ser num mundo onde, cada vez mais, a lógica parece voltar a ser recuar, desacelerar, descomplicar; pensar em verde, em ecologia, em reciclar, no futuro, mas ao mesmo tempo em recuperar tradições e simplicidades do passado…

Terá sido a pensar nisto tudo que a gigante de jogos e consolas mundiais Nintendo anunciou subitamente, a semana passada, o lançamento de uma variedade de brinquedos de papelão, que interagem com a popular consola Nintendo Switch. Ou seja, trocado em miúdos: a aposta da Nintendo para 2018 é… cartão.

A marca chama a toda esta linha Nintendo Labo, que consiste então em brinquedos de papelão, a que chamou de Toy-Cons. Os dois primeiros pacotes da Nintendo Labo começam a ser vendidos em abril e consistem em um pacote de variedades e um pacote de robôs, com preços a rondar os 70 euros por pacote (ainda não há valores definitivos por país). Todos requerem a existência de uma consola Nintendo Switch, pois funcionam com ela.

Mas no que consiste cada pacote afinal? Segundo as primeiras informações, o pacote de variedades inclui 5 Toy-Con diferentes, que são: um “carro” telecomandado, uma cana de pesca, uma casa de bonecos, uma motocicleta e um piano. Traz também um cartão de jogo Switch, que possui o software Labo completo com instruções, jogos e outros recursos.

O pacote de robô é basicamente um disfarce composto por uma mochila de cartão, uma viseira e uma pulseira. Traz também um jogo no qual podes utilizar o teu corpo para ampliar uma cidade como um robô transformador, que entretanto luta contra ovnis!!

E como funciona tudo isto? Cada Toy-Con vem numa folha de modelos, que é utilizada para montar o brinquedo, numa tarefa que pode e deve ser feita em grupo com com os teus pais: retirar as partes do brinquedo, dobrar, ligar as diferentes peças e construir como Lego ou móveis. Tudo isto com um vídeo a passar na consola, se quiseres, para ajudar. O mais giro é que é papel e podes personalizar as peças.

Depois, este brinquedo em cartão interage de várias formas com a consola Switch e os controladores Joy-Con para criar movimento e som. O Toy Com encaixa na consola ou no Joy Com e depois a interação varia consoante o brinquedo: por exemplo, o piano tem adesivos infravermelhos presos na parte de trás, que se ligam ao sensor de infravermelhos no Joy-Con quando o carregas. A consola Switch, que fica na parte de cima, escolhe a nota certa.

Outro exemplo, o carro telecomandado funciona dividindo dois Joy-Con em cada lado e depois pressionando um botão, pois também tem infravermelhos. Consolas misturadas com o cartão: é tão 2018!