Paprica: mexer, criar e aprender com a internet das coisas

Paprica: mexer, criar e aprender com a internet das coisas

PAprICa – Potenciar Aprendizagens com a Internet das Coisas é um projeto pioneiro que te mostra, ao vivo, o poder dos objetos conectados e, ao mesmo tempo, ensina matérias de Matemática, Ciências Naturais, Físico-Química e Geografia do 3.º ciclo. É uma forma divertida de aprender coisas sobre meteorologia e poluição, por exemplo.

A Internet das Coisas anda em muito lado e aplica-se aos objetos físicos que incorporam eletrónica, software, sensores, e que assim recolhem e partilham dados. O PApriCa envolve programação, modelação 3D, webdesign, tecnologia aberta e de baixo custo, e estufas construídas por quem quer aprender.

Os dispositivos PAprICa permitem obter dados de humidade, temperatura, pressão atmosférica, índice ultravioleta, pH, luminosidade, presença de gases. É um belo programa para aprender vários conceitos com maquinaria e estufas que simulam três ambientes: as condições ideais para a produção de cebolo, o efeito das alterações climáticas, os efeitos da poluição. E, já se sabe, aulas com tecnologias são interessantes, trabalhar com informação real, atualizada e contextualizada é aliciante.

Filipe Moreira, coordenador do PAprICa, explica como funciona. “Os alunos podem monitorizar o seu ambiente, aproveitando dados produzidos e partilhados por dispositivos imersos nesse próprio ambiente ou fornecidos por instituições através de feeds de dados abertos, e obter dados em tempo real, para estudos futuros, de meteorologia, poluição, tráfego, movimento de pessoas, consumo de bens, etc.”, pormenoriza.

O PAprICa nasceu numa tese de doutoramento da Universidade de Aveiro. Saiu do papel em parceria com o DigiMedia da Universidade de Aveiro, a Fábrica de Ciência Viva e o Agrupamento de Escolas de Aveiro. Por enquanto, é um projeto-piloto que envolve os alunos do 7.º ano de Aveiro, no âmbito da Flexibilidade Curricular, mas no próximo ano letivo chegará a outras escolas do país. O futuro é já ali e a Internet das Coisas suscita cada vez mais atenção de empresas, investigadores, políticos, educadores.

Sabe mais no site do PAprICa.

 

Texto: Sara Dias Oliveira