A pé ou de bicicleta, o telemóvel e os phones são perigosos!

A pé ou de bicicleta, o telemóvel e os phones são perigosos!

Já se sabe que conduzir e falar ao telemóvel é muito perigoso, porque pode causar acidentes. É proibido e dá direito a multa da Polícia.

Mas usar o telemóvel ou andar de auscultadores quando se caminha na rua, ou em cima da bicicleta, também tem alguns riscos.

Falar ao telefone, escrever mensagens, ouvir música ou espreitar as redes sociais e os vídeos dos teus youtubers preferidos, mesmo enquanto andas só no passeio, deixa-te mais distraído e o ambiente rodoviário é aquele em que mais crianças e jovens sofrem acidentes, muitas vezes graves.

 

Ainda no passeio

Chocar com pessoas, postes ou outros obstáculos é um dos risco que corres quando andas no passeio com a cabeça baixa para conseguires ver o ecrã. E se estiveres com headphones, com o som muito alto, não vais conseguir ouvir nada: nem os carros, nem os os outros peões. Às vezes até há buracos abertos nos passeios, que não estão protegidos nem sinalizados, e podes cair num deles!

 

 Fora da passadeira 

Não atravesses uma rua ou uma estrada fora da passadeira, a não ser que não tenhas alternativa. Mas se fores obrigado a fazê-lo, lembra-te que os mais novos são mais pequenos e têm o campo de visão mais limitado. Se atravessares entre dois carros, os condutores podem não te ver. Olha sempre para os dois lados e, se estiveres a utilizar um telemóvel, lembra-te que a capacidade para tomar decisões está reduzida e uma má decisão pode levar a um acidente grave.

 

Atravessar na passadeira ou com sinal luminoso 

É verdade que os carros devem parar junto às passadeiras. Mas antes de as atravessares deves confirmar que os condutores te viram, e vão parar, ou esperas que parem. E o conselho serve mesmo para quando só vais a falar ao telemóvel e consegues ver os carros a aproximarem-se, porque durante uma conversa ao telemóvel a nossa atenção está focada no que estamos a ouvir e naquilo que vamos dizer.

Se a passadeira tiver semáforos, espera pela luz verde antes de avançares e nunca atravesses uma estrada a correr – mesmo que estejas na passadeira e a luz do semáforo for vermelha para os condutores.

 

 Andar de bicicleta 

Usar um smartphone a andar de bicicleta também pode trazer problemas, já que circulas com mais velocidade e tens de manter a atenção por causa do equilíbrio. Se segurares no guiador só com uma mão, para ver uma mensagem ou atenderes uma chamada, mais facilmente corres o risco de cair.

Se estiveres a falar com auriculares, ou a ouvir música com headphones, ao mesmo tempo que circulas, ficas menos atento e podes não te aperceber de carros que buzinem ou de outros avisos sonoros como os das passagens de nível.

Escolhe sítios seguros com ciclovias ou vias com pouco trânsito, mas se tiveres de andar nas faixas de rodagem aprende as regras de trânsito. Usa sempre capacete adequado ao tamanho da tua cabeça e proteções para joelhos e cotovelos, bem como colete e outros materiais refletores.

 

 Não te esqueças!

 

O QUÊ????

As autoridades policiais de Honolulu, a capital do estado norte-americano do Havai, multam os peões que atravessem as passadeiras a usar telemóvel, a menos que seja uma emergência.

Na Amadora, como noutras cidades europeias, a Câmara Municipal instalou um semáforo que projeta no chão a luz verde ou vermelha para os peões que estão sempre a olhar para baixo. Está na Avenida Elias Garcia, junto ao Centro Comercial Babilónia.

 

Texto: Ana Gaspar

Ilustração: João Vasco Correia