Quando eu era pequenin@ Hélder Reis: “Era uma criança livre”

Quando eu era pequenin@ Hélder Reis: “Era uma criança livre”

Formou-se primeiro em Teologia, mais tarde licenciou-se em Ciências da Comunicação e é em frente às câmaras que Hélder Reis se mostra, quase diariamente, na RTP. Atualmente é apresentador do “Aqui Portugal”, mantendo-se como repórter do “Praça da Alegria”, programa que marcou a sua estreia na televisão. Foi em 2000, como assistente, servindo cafés aos convidados. Acertou caminho na estação pública, onde vai somando desafios.

Apesar de ser um comunicador nato, o apresentador revela que sempre foi reservado. “Ainda sou. Todos me achavam tímido, e eu ria-me… Só não tinha era o mesmo tipo de expressão, mas nunca tive problemas de timidez.” Na infância “era uma criança livre, séria, feliz, com ideias muito próprias”. Desses tempos, Hélder recorda umas férias de verão em que passou os dias a andar de bicicleta. Tinha “uns dez anos” e há foto a comprovar. Em Esmoriz, a terra natal, os dias eram ocupados: “A praia, os amigos e grandes tardes com a minha mãe”.

Aos 44 anos, Hélder tem várias outras paixões, entre elas a literatura e a música. Tem sete livros publicados e é vocalista da banda Pólen, cantando em português.

As experiências em reportagem despertaram Hélder para outros mundos, lançando-o num “projeto na agricultura”. A aposta já deu frutos e originou a marca Valle das Corujas, de azeite e mel.

 

Texto: Sara Oliveira
Foto: Artur Machado / Global Imagens