Uma televisão que dá notícias da escola

Uma televisão que dá notícias da escola

Imagina que o que acontece de bom na tua escola começa a ser notícia na televisão. E que esses acontecimentos são noticiados no ecrã por um colega teu, sorridente. E que tu, os teus amigos e os teus pais também podem ver e rever essas imagens sempre que quiserem na Internet. Pode parecer um tanto futurista, mas a verdade é que há uma escola que já o faz.

O Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, tem um canal de televisão próprio. Chama-se TV na Maior (esmaior.pt/tvnamaior) e já é um sucesso dentro e fora da escola.

O Ministério da Educação considera-o “um projeto emblemático” da Rede de Bibliotecas Escolares. Sim, porque a ideia foi de uma professora bibliotecária, Cláudia Santos, que a tornou realidade com a colaboração de “repórteres e técnicos” de três turmas (10.º, 11.º e 12.º), além da diretora do curso de Audiovisuais, Mónica Maciel, e de mais 30 alunos de vários cursos do agrupamento de Santa Maria Maior.

A aluna Bárbara Borlido, de 17 anos, é “uma das caras conhecidas da estação”. “O projeto é muito interessante. Aprendemos imenso na parte de saber falar e de redação dos textos. Dá-nos uma bagagem boa. E as pessoas gostam. Quando publicamos o jornal no Facebook temos muitas visualizações e partilhas”, diz.

Tomás Pires é um dos técnicos que trabalha na montagem das reportagens num estúdio de televisão “a sério” instalado na escola, e aproveita para preparar o seu futuro. “O meu sonho é trabalhar na área. Não em televisão, mas em cinema”, sublinha.

Texto: Ana Peixoto Fernandes

Foto: Rui Manuel Fonseca / Global Imagens