Teste do pezinho. Sabes o que é?

Teste do pezinho. Sabes o que é?

É uma picada no calcanhar do bebé para colher algumas gotas de sangue pouco depois do nascimento, entre os terceiro e sexto dias de vida. É um exame simples, mas de extrema importância. Já vais perceber porquê.

 

Amostra de sangue, em papel

 

A picada é breve, não dói muito, mesmo se doer ninguém se lembrará porque é feita em recém-nascidos (podem chorar, mas mais não podem fazer). O sangue retirado do pezinho, mais concretamente do calcanhar, do lado direito ou do lado esquerdo, é guardado em forma de pequenas manchas num papel de filtro num cartão especial, cartão de Guthrie, assim se chama, papel absorvente onde caem as gotas de sangue até estar totalmente preenchido. Colheita feita, seguem-se os testes laboratoriais. O sangue seco é então enviado para a Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, do Departamento de Genética Humana, no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no Porto. É a ciência a funcionar.

 

Prever o futuro. Quanto mais cedo, melhor

 

Não é uma bola de cristal, mas quase. O teste do pezinho, feito nos primeiros dias de vida de um bebé, permite detetar várias doenças de uma forma precoce, ou seja, bastante cedo. Doenças hereditárias do metabolismo, fibrose quística, doenças congénitas como o hipotiroidismo congénito, que pode conduzir a graus de demências graves, bem como algumas infeções. Quanto mais cedo se descobrir, melhor. Diagnóstico precoce, tratamento precoce.

 

A subida ou descida da natalidade

 

O teste do pezinho dá informações importantes. Uma delas é o número de nascimentos em cada ano ou em cada mês. É uma maneira de perceber se a natalidade, no nosso país, sobe ou desce em comparação com anos anteriores e com outros países.

 

Gratuito e não obrigatório

 

A decisão dos pais é soberana. O teste do pezinho não é obrigatório, mas altamente recomendável, pelas vantagens evidentes, desde logo permitir o diagnóstico atempado de várias doenças, o que significa, claro está, atacar bem cedo o problema, resolver maleitas que poderiam complicar a vida. O exame é gratuito, suportado pelo Serviço Nacional de Saúde, e pode ser feito em maternidades, hospitais ou centros de saúde. Trata-se de um rastreio que permite perceber e tratar, logo nas primeiras semanas de vida, problemas de saúde. E, como sabes, com a saúde não se brinca.

 

Resultados online

 

Teste realizado, o resultado é colocado online, habitualmente a partir da quarta semana a seguir à colheita do sangue. Caso seja detetada alguma doença, os pais do bebé são avisados mais cedo, via telefone ou através da unidade de saúde da sua área de residência, normalmente 10 a 15 dias depois do nascimento.

 

1979

Ano em que o Programa Nacional de Diagnóstico Precoce
avançou em Portugal,
com testes de rastreio de algumas doenças graves em todos os recém-nascidos.

 

Texto: Sara Dias Oliveira
Foto: Ingrid Currius – stock.adobe.com