Toca a fazer um piquenique em família

Toca a fazer um piquenique em família

Quem disse que um almoço só pode ser dentro de casa? Se nunca fizeste um piquenique, está na hora de experimentares. Podes levar os teus pais, os irmãos, os primos, amigos, quem quiseres. Vais ver que será divertido, mais uma experiência para contares aos colegas quando regressares à escola.

 

Há imensos locais onde é possível estender a toalha e realizar um piquenique daqueles para ficar na memória. No Porto, por exemplo, tens o imenso Parque da Cidade, com espaços verdes sem fim, muita natureza e animais que lá vivem livremente. Podes, também, optar pelo Parque de São Roque, perto do Estádio do Dragão, ou pela Quinta do Covelo, para os lados da rua Faria Guimarães, ambos com sombras especiais proporcionadas pelas grandes copas das árvores e com muitos percursos para explorares.

Os jardins do Palácio de Cristal e o Passeio das Virtudes são outras hipóteses em que podes pensar. No primeiro, há até pavões lindíssimos que podes ver ao vivo; no segundo, tens uma vista única do Porto.

Por falar em vista do Porto, se quiseres ir ao Jardim do Morro, em Gaia, ao lado da Ponte Luís I, vais encontrar um autêntico postal ilustrado da cidade. Ainda por Gaia, o enorme Parque da Lavandeira, em Oliveira do Douro, é também bem giro para um piquenique.

Em Matosinhos, mais propriamente em Leça da Palmeira, tens sempre a Quinta da Conceição, onde até há uma piscina para mergulhar, antes ou depois do piquenique.

Se moras na zona de Lisboa, podes sempre desafiar os teus pais a irem piquenicar no Parque de Monsanto, a maior zona verde da cidade. Há mesas para estenderes a toalha, grelhadores e muita sombra para te protegeres nestes dias de sol de verão. Outra sugestão é dares um salto em família até ao Jardim José Gomes Ferreira, em Alvalade, onde não falta, por exemplo, um parque infantil para te divertires. A Quinta das Conchas, no Lumiar, também pode ser uma ideia a ter em conta.

Braga e Aveiro também têm sítios bem engraçados para um piquenique. Queres saber quais? Cá vão eles.
Em Braga, o parque de merendas de Adaúfe, mesmo junto ao rio, é um local bem agradável. Ou então, os clássicos Bom Jesus e Sameiro, com imenso para ver e percorrer.

Se és da zona de Aveiro, experimenta o Parque da Cidade, também conhecido como o parque da macaca, por lá ter vivido em tempos uma macaca numa jaula. Tem várias mesas, muita vegetação diferente, é um sítio bem especial. Também podes ir a Ílhavo, até ao Jardim Oudinot, mesmo ao ladinho do Canal de Mira e com espaços engraçados como um parque de jogos e até uma praia fluvial.

Já sabes, agora, é só decidires onde ir, porque locais fantásticos para piqueniques não faltam!

 

Texto: Pedro Emanuel Santos

Foto: Pedro Kirilos / Global Imagens