Tradições da Passagem de Ano

À meia noite de 31 de dezembro há rituais que se cumprem para atrair boa sorte e felicidade para o novo ano que está a começar. O que vestir? O que fazer? O que comer? O TAG dá-te umas dicas.

 

12 passas, 12 desejos

Diz-se que cada passa de uva representa um dos 12 meses do ano e por cada passa que comemos temos direito a pedir um desejo.

Bater com tampas

Fazer barulho a bater tampas de tachos e panelas é uma forma de afastar as más energias do ano velho.

Subir para cadeira

Sobe-se a uma cadeira ou a um banco (em segurança) com o objetivo de estar acima do chão para simbolizar a subida na vida.

Roupa nova e azul

Estrear roupa na passagem de ano é mais uma maneira de nos fazer sentir bem e renovados. É comum usar roupa interior azul, para atrair a sorte.

Dinheiro à mão

Dinheiro atrai dinheiro. Por isso, há quem goste de começar o ano com dinheiro na mão. Colocar uma nota dentro dos sapatos e ter dinheiro na carteira são outras opções para tentar atrair riqueza.

Sem aves no prato

No réveillon não se devem comer aves, como frango, galinha ou peru. As aves rapam a terra, movendo as patas para trás (retrocesso) e, como têm asas, afastam todas as coisas boas.  Pelo contrário, o porco/leitão não deve faltar por ser um símbolo de progresso e abundância. Os peixes também são uma boa opção, pois movimentam-se sempre em frente, nunca para trás (progresso).

 

Texto: Sandra Alves