Verão / Caminhar no Gerês entre a serra e os rios

Verão / Caminhar no Gerês entre a serra e os rios

Se gostas da natureza em estado puro tens que visitar o Parque Nacional Peneda-Gerês. Criado em 1971, com uma área superior a 72 mil  hectares, foi a primeira área protegida portuguesa. Localizado predominantemente no Minho, estendesse por três distritos: Vila Real, Viana  do Castelo e Braga. A natureza, os bosques, os rios e as cascatas caracterizam este parque nacional que fica a cerca de 100 quilómetros do Porto.

A maioria das aldeias do Gerês são em granito e podes encontrar ainda muitas casas com a arquitetura típica das zonas rurais. As famílias moram no primeiro andar e, por baixo, no rés-do-chão, estão as cortes dos animais. Pelos caminhos das aldeias, o maior movimento  ainda é o dos bois, vacas e cabras. Na montanha, há lobos, póneis selvagens, veados e texugos. A raça de cães Castro-Laboreiro é natural da freguesia de Castro Laboreiro, no Gerês. Pelas aldeias e pelas serras, são muitas as pessoas que fazem caminhadas em trilhos já traçados e identificados. Para além dos parques de campismo, há também vários pequenos alojamentos onde podes pernoitar.

Para as caminhadas mais longas ou mais arriscadas o melhor é pedires aos teus pais para contratar um guia.

 

Aldeia típicas

São muitas mas quem conhece o Gerês diz que é necessário conhecer Cotelo, Cortinhas e Brufe. Se gostas de comida típica portuguesa, com legumes e carnes das hortas e dos prados locais, podes ir ao Abocanhado, um dos mais conhecidos restaurantes do Gerês. Fica em Brufe.

 

Sarilhão ou Águia do Sarilhão
Deve o nome a um conjunto de rochas onde as águias faziam os ninhos. Se saíres do Campo do Gerês, percorres parte da Geira Romana, passas pela Mata da Albergaria (podes tomar banho nas cascatas) e ainda podes visitar Vilarinho das Furnas.

 

Porto Santo ou Porta Santo
Assim se chama à ponte que liga a aldeia de Covide à de Parede. É uma ponte que só podes atravessar a pé mas a paisagem é tão bonita e tão  verde que, o mais provável, é que queiras ficar por lá a admirar a beleza natural.

 

Moinhos
Saindo do Campo do Gerês, o trilho passa por pequenos riachos, canais de rega e velhos moinhos. A distância és tu que a decides e depende do número de moinhos que quiseres conhecer.
Encontro com o pastor
É um trilho que não tem destino certo. Quase como num jogo, sabes a casa de partida (no Campo do Gerês) mas não sabes a casa de chegada. Neste caso, vais pela serra acima até encontrares o pastor que estar cuidar do rebanho de cabras.

 

Aldeia da Ermida

Fica a dez quilómetros da vila do Gerês e permite aos visitantes ‘viver’ uma vida rural intensa. Os moradores ainda vivem em comunidade o que quer dizer, por exemplo, que o pão é feito num forno coletivo para todos os moradores.

 

Santa Isabel
Fica no limite do parque natural, no concelho de Terras do Bouro, e é uma aldeia totalmente agrícola. As casas rurais em granito encantam quem visita a localidade.

 

Picota
É um percurso pequeno, com cerca de cinco quilómetros, mas que te leva dos 600 até 900 metros de altitude. Tem um desnível elevado mas permite uma vista extraordinária para a Barragem de Vilarinho das Furnas.

 

Ilustrações: Francisco Araújo