Verão / Ir lá para fora jogar

No verão, idealmente é na rua que se quer estar, certo? Certo! E há tanto que fazer!

 

Jogos de Água
Estar ao ar livre é muitas vezes sinónimo de água ou piscina. Dois jogos são simples. Para o jogo dos Baldes só são precisos dois baldes e uma esponja por pessoa ou equipa. Cada pessoa tenta levar, só com a esponja ensopada, a água do balde cheio para o vazio, numa distância à escolha, até o encher. O jogo dos copos também é divertido. Basta fazer um furo na base de copos de plástico rijo, enfiá-los por esse buraco numa fita e prender as extremidades da fita a dois postes ou árvores. Uma fita, com um copo, por jogador. Depois, com pistolas de água, cada um tenta acertar no interior do seu copo até ele chegar mais rápido ao final do fio, empurrado pela força dos esguichos!

 

Caça ao tesouro
Todos adoram encontrar objetos escondidos, sobretudo quando há um prémio no final. Para jogar é só alguém escrever pistas em pedaços de papel e colocar a primeira num lugar fácil de encontrar, tipo um vaso. Essa pista encaminha para outras pistas, espalhadas pelo jardim, parque, cada vez mais difíceis até ao final, onde está um prémio…

 

Barra do lenço
Num campo, o jogo começa com duas equipas nas extremidades opostas.Cada jogador tem um número secreto. Ao centro, um juiz neutro, chamado ‘mãe’, segura um lenço. A ‘mãe’ chama números ao acaso e o jogador de cada equipa com esse número corre para ela e tenta tirar o lenço e voltar à base sem ser tocado pelo adversário. Ou seja tem de tirar o lenço com rapidez sem que o outro lhe toque e voltar à sua base (5 pontos) ou mesmo à base do outro (10 pontos). Se for tocado recomeça. Se ninguém tiver coragem de tirar o lenço por medo de ser tocado recomeça. A ‘mãe’ também pode gritar ‘fogo’ e todos os jogadores de cada equipa participam ao mesmo tempo na corrida ao lenço, ‘água’ e ninguém se mexe, ‘vinagre’, para irem todos ao pé-coxinho, ‘tesoura’ para irem fazendo tesouras com as pernas, ‘vinho’ para saltitar como que a pisar uvas.

 

Futebol humano
Com um mínimo de 4 jogadores, fazem-se duas equipas e um campo com linha a centro, marcada a giz por exemplo. O golo é quando chegas ao final do meio campo contrário, sem que ninguém te toque ou apanhe. Mas o melhor é que os jogadores só podem ser ‘apanhados’ já no meio campo da outra equipa, e se o são ficam parados de braços abertos até que alguém da sua equipa os ‘salve’, tocando-lhes também. Todos os elementos podem atacar e defender simultaneamente, o que ao início, é uma grande confusão! Cada vez que é golo, recomeça.

 

Raquetes/ Arco e flecha
Raquetes já deves conhecer claro, é só para te lembrar que passas facilmente um Verão inteiro e jogar raquetes, sobretudo se entrares em modo torneio com alguém! Quanto ao Arco e Flecha, em algumas lojas encontras arcos e flechas de madeira por menos de €10.  E depois claro, é só desenhar um alvo e tentar acertar, ou tentar acertar numa árvore e ir pontuando por aproximação.

 

Escondidas, apanhada & lata
Escondidas e Apanhada são para todas as idades e nunca cansam! A Lata é uma variação: uma lata é posta algures onde estão a jogar, e é apenas uma pessoa, à vez, a tentar encontrar os outros todos. Enquanto tenta marcar todos (ou dizendo ‘vi-te’ ou tocando em cada um, o que aumenta a dificuldade), não pode deixar que ninguém dos ‘ainda não vistos’ dê um pontapé na lata, pois se isso acontecer tem de voltar a tentar safar-se de ser o “Sozinho”

Patrícia Naves