Verão / A passear se aprende a História de Portugal

Verão / A passear se aprende a História de Portugal

Aqui nasceu Portugal

Se és daqueles que adoras História, conhecer os nossos antepassados e perceber com o chegamos até aqui, estas páginas são para ti. Mas se mal ouves a palavra começas a bocejar, não ponhas já estes textos de lado.

Sabes que passear é uma excelente maneira de aprender. Deixamos-te várias sugestões de roteiros para desafiares a tua família a sair de casa.

Podes começar por Guimarães, apelidada de berço da nacionalidade percorrer o país até ao extremo sul, imaginando batalhas, reuniões das cortes, acordos e traições, expansão marítima sem esquecer o tempo em que vivemos sob domínio espanhol.

 

Castelo de Guimarães
Reza a história que em Guimarães nasceu Portugal. Terá sido aí,  no Campo de S. Mamede que D. Afonso Henriques, filho de D. Henrique, derrotou pelas armas a sua mãe, D. Teresa.

Afonso Henriques, o Conquistador,  foi o primeiro rei de Portugal. Quando morreu, em 1185, o reino de Portugal , chegava ao Algarve. Três anos depois, no reinado de D. Sancho I, Silves rendia-se.

 

Citânia de Briteiros
Antes de Portugal existir como nação, o território foi ocupado, como sabes, por muitos povos. Perto de Guimarães existe um povoado muito bem conservado situado cronologicamente na Idade do Bronze, cerca do ano 500 a. C.. E afinal quando foi isso? O que marca essa época é o facto de a humanidade não ter ainda inventado a escrita. Se fores à citânia de Briteiros, a 14 quilómetros de Guimarães, poderás imaginar como era a vida desses homens e mulheres. Podes ver as casas, as ruas e as muralhas com que se protegiam no alto do monte dos potenciais inimigos. E para perceberes melhor o que viste no povoado castrejo visita a Sociedade Martins Sarmento em Guimarães,  que tem o nome do investigador que no século XIX descobriu aqueles importantes vestígios arqueológicos.

 

Cava de Viriato
Próximo de Viseu, uma cidade que disputa a Guimarães a origem de Portugal, encontra-se a Cava de Viriato, classificada como monumento nacional em 1910. Viriato que se transformou numa lenda, terá sido um guerreiro lusitano, um povo que viveu neste território antes da fundação da nacionalidade. Se lá  fores não deixes de visitar a Casa do Passal. Dás um salto de gigante na história até à II_Guerra Mundial, em pleno século XX, e conheces a vida de Aristides Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus, que salvou milhares de judeus.

 

Sé do Porto
A cidade do Porto está intimamente ligada à fundação de Portugal. A sé foi fundada em 1113, 18 anos após a formação do Condado Portucalense, governado pelo Conde D. Henrique, pai de D. Afonso Henriques. Uma visita à Sé no antigo Portucalem, é obrigatória. Aproveita para calcorrear as ruelas do centro histórico rumo à ribeira, um porto antigo para muitos desconhecido.

 

Mosteiro da Batalha
Perto do local onde se ergue o mosteiro da Batalha, ocorreu a 14 de Agosto de 1385, a Batalha de Aljubarrota, considerada um momento decisiva na consolidação de Portugal como Estado. Para agradecer à virgem a vitória contra os castelhanos, D. João, mestre de Avis e futuro rei, mandou erguer o mosteiro, um dos principais exemplares da arquitetura gótica.