Equipa de futebol encontrada com vida numa gruta

Equipa de futebol encontrada com vida numa gruta

Doze adolescentes de uma equipa de futebol e o seu treinador estão encurralados no interior de uma gruta, no norte da Tailândia, desde 23 de junho.

Refugiaram-se naquele local para fugir da chuva torrencial que caía na região, mas o espaço acabou inundado. Os rapazes, que têm entre os 12 e os 16 anos, e o treinador, de 25 anos, foram encontrados com vida, quando se temia o pior, após nove dias desaparecidos, a quatro quilómetros da entrada da gruta.

O desafio agora é tirá-los do interior da gruta. A hipótese mais provável é o mergulho, uma vez que a equipa de resgate internacional considera que bombear a água pode ser inviável, devido às previsões do regresso da chuva intensa. No entanto, é uma operação perigosa – demora seis horas a alcançar o local onde estão e cinco a regressar ao exterior (com a ajuda da corrente das águas).

Por isso, as cerca de mil pessoas que estão a participar nas operações de resgate já pensam em alternativas, como extrair o grupo através de um furo até à superfície.

 

Foto: Marinha da Tailândia via Reuters