Dia 20 de outubro comemora-se em todo o mundo o Dia da Dignidade. Sabes o que é “dignidade”?
Consultando o Dicionário da Língua Portuguesa (PE), surgem estes significados:
1. título ou cargo que confere a alguém uma posição elevada; cargo honorífico; honraria;
2. qualidade moral que infunde respeito; respeitabilidade; autoridade moral;
3. decência; gravidade;
4. modo digno de proceder; atitude nobre; nobreza;
5. grandeza.
6. consciência do próprio valor; pundonor.
Olhemos os significados 2 e 4 . É que a dignidade humana é o valor que cada ser humano tem como ser racional e livre, como pessoa, de acordo com o mesmo dicionário. E “dignificar” é tornar “digno”, “respeitado”, “honrado”.
Assim, a 20 de outubro há iniciativas para que todos tenhamos, pelo menos nesse dia, gestos de respeito para com os outros e campanhas de sensibilização em defesa da dignidade humana.
O Dia Global da Dignidade é celebrado em diferentes países de todo o mundo. Foi idealizado em 2006 pela Global Dignity, uma organização sem fins lucrativos, e três jovens líderes (Young Global Leaders) – Príncipe Haakon, o filósofo Pekka Himanen, da Noruega, e John Hope Bryant, dos EUA – com o objetivo de promover a dignidade humana enquanto foco das preocupações dos governantes no mundo, criando um diálogo global em torno deste tema que mobilize os jovens para a sua importância.
No site da Global Dignity encontras os princípios da dignidade que norteiam a ação deste organismo e que defendem que cada pessoa:
1. tem o direito de lutar por uma vida com objetivos, sentido e concretização de todo o seu potencial;
2. tem o direito de viver em sociedades onde haja o acesso para todos à educação, saúde, rendimento e segurança;
3. tem o direito de ser respeitado pelos outros de acordo com o seu modo de vida, identidade e crenças;
4. tem a responsabilidade de criar condições para que as outras pessoas possam investir todo o seu potencial e o empenho em fortalecer a dignidade dos outros, construindo uma terra de liberdade, justiça e paz para esta e para as futuras gerações;
5. acredita que atuar pela dignidade significa combater a injustiça, intolerância e desigualdade.
Parece fácil, não? Se cada um se esforçar neste sentido, viveremos numa sociedade mais justa, basta assumir o compromisso de respeitar, escutar e de valorizar os outros.
Aproveita e conversa com os teus colegas e professores sobre este tema. Podem até preparar em conjunto a comemoração desse dia de forma criativa e com dignidade. E podes partilhar essas iniciativas com o TAG.
Texto: Maria José Pimentel