Sabias que antes de 25 de Abril de 1974 Portugal vivia num regime de ditadura em que a liberdade estava vedada aos portugueses? Foi na madrugada desse dia que o movimento dos capitães, encabeçado por Salgueiro Maia, saiu à rua e colocou um ponto final no regime. A senha de código para mostrar que o movimento estava em curso foi dada no Rádio Clube Português através de uma música que que havia vencido o Festival da Canção, logo não levantava suspeitas.
Quase não houve tiros ou confrontos, algo raro num golpe militar, o que fez com que a revolução portuguesa ficasse conhecida como a revolução dos cravos, pois estas perfumadas flores vermelhas foram colocadas no cano das espingardas e distribuídas pelo povo que enchia as ruas numa explosão de alegria. Marcelo Caetano foi preso e daí partiu para o Brasil, a PIDE – a polícia política com a função de vigiar e torturar– foi extinta e a festa continuou na rua até ao 1º de Maio, celebrado pela primeira vez em liberdade.
O QUÊ????
O dia-a-dia em Portugal era bastante diferente, antes da revolução. Ora vê alguns exemplos:
Antes não havia eleições livres e as mulheres só podiam votar se tivessem o secundário. Agora todos os maiores de 18 podem votar.
Durante a ditadura, não podia haver notícias contra o governo, que controlava os jornais através da censura
Depois da revolução, acabaram os quatro anos na tropa, dois deles na Guerra Colonial
Só depois do 25 de abril acabou a polícia política, a PIDE, que tinha informadores em todo o lado para escutar conversas das pessoas. E não era possível haver grupos grandes a falar na rua.
As mulheres não podiam ir ao estrangeiro sem autorização escrita dos maridos.
TESTA OS TEUS CONHECIMENTOS SOBRE A REVOLUÇÃO!