Em janeiro de 1976, nascia o Teatro Infantil de Lisboa (TIL). Passados 45 anos, o presente é para o público, com uma peça de teatro cujo título não engana: “Feliz Aniversário”.
As personagem são trazidas de outras histórias e encontram-se, graças a um convite misterioso, numa festa de aniversário que se revelará mais tarde ser uma celebração da amizade. Sininho, Alice do País das Maravilhas ou Capitão Gancho são algumas das figuras que aparecem no espetáculo.
A produção reúne música, dança, composição plástica e o audiovisual num momento de “movimento e animação”, com “humor particular”, promete Maria João Vieira.
O texto, escrito há vários anos para o TIL por Fernando Gomes, já esteve em cena nos anos 1990. A propósito da celebração do aniversário da companhia de teatro e dos tempos difíceis vividos na pandemia, é agora resgatado para falar de “amizade, companheirismo e esperança”, enumera a diretora de produção do TIL.
A história do festejo inesperado e misterioso conta que o relógio parou e é a sensação de encanto e saída da realidade que a criação pretende transmitir. “Procuramos que seja uma partilha entre gerações”, em que “o adulto também se envolve e regressa à infância”, sublinha Maria João Vieira.
Além de estar disponível na residência habitual do TIL, a peça “Feliz Aniversário” quer percorrer o país. Desenhado com uma estrutura “extraordinariamente simples”, a equipa de teatro vai estar presente em várias localidades.
A estreia aconteceu a 10 de julho, mas o balanço ainda não é o desejado. “A mensagem ainda não chegou às pessoas e é preciso dizer que o teatro é seguro”, lamenta a responsável. A esperança é “voltar a ter a sala cheia de crianças e adultos”. Maria João Vieira lembra que a pandemia “afetou severamente a companhia, que ficou impedida de desenvolver atividade”. “Reconstruir este projeto”, afirma, representa um marco significativo. A peça, que se manterá na temporada de 2022, tem bilhetes a partir 7,5 euros. O TIL mantém também em cena a “Heidi – o musical”.
Texto: Sara Sofia Gonçalves