Atenção, fãs de filmes de animação: os heróis e heroínas da Pixar estão no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa! Nos próximos meses, podes descobrir a ciência por detrás de todas as mega produções dos estúdios da Pixar, neste espaço da rede Ciência Viva.
Sempre tiveste curiosidade em perceber como as personagens dos filmes ganham vida? Nesta exposição ficas a conhecer os bastidores do cinema de animação e perceber como “nasceram” figuras tão icónicas como o Sr. Incrível, o Buzz Lightyear, a Merida, o Woody, o Sulley ou o Nemo.
Vais entrar nos processos de produção e explorar a ciência e a tecnologia por detrás de filmes como “Toy Story”, “Monstros e companhia”, “À procura de Nemo”, ou o mais recente sucesso de bilheteira, “Divertida-Mente”.
Primeiro, é preciso pensar no enredo e nas personagens. Os escritores escrevem a história, os artistas desenham as personagens e criam esculturas de barro, chamadas maquetes. É a partir deste momento que a tecnologia entra em ação: da modelação à renderização. Por fim… está na hora do filme!
Criada pelo “Museum of Science” de Boston e pela Pixar Animation Studios, a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva está organizada em oito áreas, com mais de 50 experiências interativas, divididas por duas salas.
Tens a área de simulação, de iluminação, de renderização, de cenários, de animação… é um mundo!
A incrível mostra “A Ciência da Pixar” inaugurou a 11 de outubro e fica aberta ao público até 14 de setembro de 2025. Os bilhetes são os do Pavilhão, começam nos 9 euros e podem ser comprados online.
Texto: Patrícia Naves