É uma das feiras mais antigas do país e uma tradição que se repete ano após ano, no largo da Luz, freguesia de Carnide, em Lisboa.
Este tradicional mercado, que se transformou numa grande feira, é ligado à tradicional romaria que se realizava anualmente, em setembro, no Santuário da Nossa Senhora da Luz. Já tem cinco séculos, imagina, e inicialmente consistia em vendas de comida e bebida e objetos religiosos, passando depois, com o tempo, a ter loiça, artesanato. Chegou mesmo a vender gado….
Hoje em dia, encontras lá de tudo um pouco: de churros e farturas a hambúrgueres e bolos, de artesanato a roupa, calçado, brinquedos e muitas animações. Podes contar com insufláveis, com arborismo ao ar livre, com barcos no lago, pinturas faciais e muito mais.
Há também teatros, exposições e música: vão por lá passar o Piruka, que protagoniza o concerto do dia de abertura da feira, a 26 de agosto; o Maninho, a 1 de setembro; um tributo a António Variações dia 2; a Mimicat a 9 de setembro, o Syro a 22 de setembro e muitos mais artistas, sempre com espetáculos de entrada livre.
No total, é quase um mês – de 26 de agosto a 24 de setembro – com muita animação. E podes consultar o programa completo aqui.
Texto: Patrícia Naves
Foto: DR/CML