“A Lista de Coisas Que Nunca Vão Mudar” é uma história sobre a ansiedade provocada pelas mudanças da vida e sobre o amor incondicional.
“Os meus pais falaram-me do divórcio numa ‘reunião de família’. Eu tinha acabado de fazer 8 anos. Nunca tínhamos tido uma reunião de família. Sentei-me no sofá, entre eles os dois. Não pareciam contentes e, de repente, tive medo de que se passasse alguma coisa com o nosso gato, o Red. Achei que me iam dizer que ele estava a morrer. Nesse ano, tive um colega de turma que teve um gato que morreu. Mas não era isso.”
Sejam bem-vindos à família da Bea.
Bea tem agora 12 anos. Alterna a sua vida entre as duas casas dos pais, que acabaram mesmo por se separar, mas o pai e mãe são amigos e Bea sabe que eles a amam e isso basta-lhe! Ofereceram-lhe um caderninho verde para registar coisas, aquelas que não vão mudar na sua vida e o amor incondicional dos seus pais era o item mais importante.
Ainda há os seus primos, Jojo, Angélica e James pelo meio. James, antes, chamava-lhe “Pingue-Pongue” por andar sempre a saltar de uma casa para a outra. Em cada casa, a sua vida passou a ter rotinas “ligeiramente” diferentes: mesadas, tarefas, ….
Agora o pai da Bea anunciou que ele e o seu namorado vão casar. São notícias que deliciam Bea, pois vai concretizar o seu sonho e “ganhar” uma irmã da sua idade! Mas há uma sombra na sua vida: Bea esconde um segredo que poderá estragar os seus planos de felicidade e a harmonia da(s) família(s).
Esta é uma história com episódios muito semelhantes ao dia a dia de muitas crianças, contada na primeira pessoa e numa linguagem muito simples. A autora, Rebecca Stead, é uma escritora americana de livros para crianças e jovens, galardoada com vários prémios internacionais.
Podes ler passagens do livro aqui.
Texto: Maria José Pimentel