A história desta quadra num Presépio Gigante

A história desta quadra num Presépio Gigante

Se pensarmos bem, o Natal é uma longa história, cheia de pormenores para descobrir. Uma quadra que tem, para cada um de nós, um significado muito próprio e as suas próprias tradições. Mas uma coisa é certa, os contos rodeiam-nos, mesmo que de formas muito diferentes. Em livros, álbuns de fotos, pinturas ou pequenas figuras esculpidas. Se já aproveitaste a lareira, os novos brinquedos, os jogos e todos os doces, fica aqui outra ideia natalícia. Reúne a tua família, agasalha-te e prepara-te para ficares deslumbrado, pois em Vila Real de Santo António há um presépio gigante, pronto para o descobrires.

Pelo nosso país, há muitas representações da história do nascimento de Jesus. Alguns até com pessoas de verdade! Este usa figuras. Mas são muitas, mesmo muitas. E, neste ano, destaca-se porque está ainda maior, com 5800 peças. Consegues imaginar? Foram precisos mais de 40 dias de trabalho. Muitas são feitas de raiz por artistas talentosos que usam areia, cortiça e adereços para lhes dar vida. Com a ajuda de animações motorizadas, luzes e, até, lagos, vais sentir-te um gigante a caminhar pela história. São vários episódios cristãos e pagãos da quadra natalícia para explorares. Inclui cenários algarvios como a Praça do Marquês de Pombal ou as salinas e, além da novidade, há ainda a recriação da estrada romana.

Se gostas desta história ou se a queres conhecer, se és um historiador e explorador ou aspirante a artista, aproveita e vive esta experiência. Podes reunir toda a tua família e deixar-te levar. É incrível como pequenas peças nos podem transportar para os lugares que retratam. A 24 e 31 de dezembro fecham mais cedo, às 18 horas. Mas, nos restantes dias, só às 19 horas. Assim, terás muito tempo para apreciar cada detalhe. Um Feliz Natal e boa viagem por este conto!

Presépio Gigante de Vila Real de Santo António
Até 7 de janeiro
Das 10 às 13 horas e das 14.30 às 19 horas
Bilhetes dos 3 aos 10 anos: 0,50 euros
Maiores de 10 anos: 1 euro
No Centro Cultural António Aleixo,
Vila Real de Santo António

Texto: Gabriela Ferreira