Publicidade Continue a leitura a seguir

A Índia chegou ao outro lado da Lua!

Publicidade Continue a leitura a seguir

O dia 23 de agosto de 2023 entrou na História da exploração espacial. Às 13.33 horas, a Índia tornou-se o primeiro país a conseguir pousar um engenho espacial no polo sul da Lua, região inexplorada e onde haverá grandes quantidades de água gelada.

A alunagem bem-sucedida da sonda Chandrayaan-3 é um feito inédito. Foi lançada a 14 de julho e está equipada com um veículo robótico que irá explorar o local de alunagem e realizar uma série de experiências científicas. A missão na superfície lunar terá a duração de 14 dias.

As primeiras imagens captadas, logo após ter alunado, mostram uma zona relativamente plana.

Foto: Twitter/ISRO

Foto:  ISRO / AFP

Na semana anterior, a Rússia fracassou na sua primeira missão à Lua desde 1976, após o despenhamento da sonda Luna-25 na mesma região.

É no polo sul da Lua que os Estados Unidos querem colocar em dezembro de 2025 a primeira astronauta mulher e o primeiro astronauta negro, ao abrigo do novo programa lunar Artemis.

Apenas os Estados Unidos tiveram astronautas na superfície da Lua, entre 1969 e 1972, todos homens, no âmbito do programa Apollo.

Estados Unidos, Rússia (ex-União Soviética) e China já tinham enviado engenhos espaciais para a Lua, mas para outras zonas da sua superfície.

Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves
Foto: ISRO / AFP