Chegou a altura do ano pela qual os fãs de jogos e de Cosplay esperavam. O maior evento do género no País vai começar já esta quinta-feira, dia 21 de novembro, e fica até domingo (dia 24) na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.
Chama-se Lisboa Games Week, tem vindo a crescer de ano para ano e agora, na sua 6ª edição, promete mais surpresas e mais novidades do que nunca.
No total, serão mais de 150 expositores com uma programação variada: mais de 200 atividades, muitas das quais educativas e didáticas. Há tanta coisa para ver e fazer que é difícil saber por onde começar, mas o TAG dá-te uma ajuda e tenta resumir.
Se fores à FIL vais encontrar zonas temáticas de jogos, consoante os estilos ou as épocas: por exemplo, tens a Retrogames para os jogos mais antigos, a Robot Party para os mais robóticos, a de Board Games para os jogos estilo de tabuleiro e por aí.
Para os fãs de Cosplay, esta edição promete surpresas: uma enorme área dedicada apenas a este universo, onde poderás conhecer alguns dos melhores profissionais da área, como o Leon Chiro.
Se cresceste a jogar com o Mario, fica a saber que o evento vai ter uma verdadeira Mansão do Luigi, um enorme espaço de 900 m2.
Para quem quer experimentar realidade virtual, há uma zona de jogos e simuladores e para quem adora robôs o mais imperdível é uma batalha exclusivamente robótica, a Robot Extreme Competition.
Este ano, há um reforço na parte educativa de tudo, para que não seja só jogos e diversão: encontras formações do Sistema Educativo, para estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico, até ao Secundário. Aqui, podes aprender a programar e a desenvolver apps e videojogos, com a Sharkcoders e a Happy Code.
Para os fãs de youtubers há um espaço que não pode faltar: a Academia LGW vai reunir alguns dos maiores influenciadores com os seus fãs e ainda ensinar-te dicas de som, vídeo e fotografia, através de Workshops profissionais.
Os bilhetes podem ser comprados online ou no local, a partir de 12 euros por um dia e são grátis para menores de seis anos. A programação também pode ser consultada online.