Parece impossível mas foi há 32 anos que aconteceu o envio da primeira mensagem de texto para um telemóvel, ou SMS: que na sigla inglesa quer dizer “short message service”, em português qualquer coisa como “serviço de mensagens curtas”.
E porque te contamos isto agora? Porque esse momento histórico em termos tecnológicos – e não só, já que os telemóveis e as mensagens mexeram com as comunicações e com a própria sociedade – aconteceu a 3 de dezembro de 1992. Além disso, o conteúdo dizia respeito à quadra que estamos a viver.
“Merry Christmas” (em português, “Feliz Natal”), lia-se na SMS número um em todo o mundo, enviada pelo engenheiro britânico Neil Papworth.
A mensagem funcionou como um teste da empresa Vodafone, e o engenheiro e programador de apenas 22 anos, que trabalhava com a marca, escreveu-a num computador. Isto porque os telemóveis na altura tinham números, mas não letras…
E resultou: a SMS foi recebida por Richard Jarvis, também da Vodafone, no seu telemóvel (que mais parecia um telefone comum) do modelo Orbitel 901.
Segundo a marca, apenas um ano depois, em 1993, a Nokia já estava a introduzir um recurso de SMS com um “bip” característico para sinalizar a receção de uma mensagem, e o resto é história.
Na plataforma de comunicações explica-se como, ao início, as mensagens de texto tinham um limite de 160 caracteres. Os primeiros a usar contornaram isso inventando os famosos acrónimos como LOL (rindo alto) ou emoticons: símbolos feitos de caracteres do teclado para mostrar emoções. Mais tarde, estes inspirariam a criação dos primeiros emojis.
Em 1999, sete anos após a primeira mensagem SMS de Neil, as mensagens de texto finalmente puderam ser trocadas em diversas redes, o que as tornou mais populares do que nunca. Hoje, mensagens de Feliz Natal são enviadas por milhões de pessoas em todo o mundo usando textos, vídeos e emojis!
Texto: Patrícia Naves