A nossa escola participou num projeto etwinning e o Edu, um aluno, faz a seguir um relato do que foi feito.
Acrescentamos algumas imagens para ilustrar, para que possam perceber a interação que se criou e o que mostrámos de melhor da nossa escola e de Chaves, claro!
Texto: As professoras bibliotecárias
Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves
O 8º E no projeto e-twinning – à descoberta de novas culturas
Neste ano letivo, a minha turma, o 8ºE da Escola Dr. Júlio Martins em Chaves, participou no Projeto etwinning “Parle-moi de toi!” que envolveu não só esta escola de Portugal, mas também de outros países europeus: Alemanha, Espanha, Itália, Macedónia do Norte, Roménia e Turquia.
Comunicamos em Francês e realizamos várias atividades: apresentamo-nos aos colegas, partilhamos cartões com mensagens de Natal, comemoramos a tradição francesa “Chandeleur” em que fizemos crepes em família e, com História e Cidadania, realizámos um passeio pela nossa cidade; nesse passeio tirámos fotografias a alguns monumentos históricos e locais emblemáticos de grande importância na cidade de Chaves: as Termas, as Poldras no rio Tâmega, a Ponte Pedonal, a Igreja Matriz, o Castelo, o Forte S. Francisco, entre outros.
Para desenvolver este trabalho, a minha turma organizou grupos de quatro elementos, para utilizar e expor as imagens que recolhemos. Seguidamente, cada grupo elaborou na Biblioteca da escola um documento digital onde organizou uma colagem das fotos com as respetivas localizações e descrições da cidade de Chaves. A partir das fotos, os grupos de trabalho elaboraram um quizz em francês, que partilharam no twinspace com os alunos das outras escolas europeias. Fizemos o mesmo para dar a conhecer a nossa escola e os diferentes espaços escolares.
A minha turma também teve oportunidade de ver o trabalho que as outras escolas realizaram no site do etwinning e participar nos desafios que nos lançaram.
Pessoalmente, eu gostei muito desta primeira experiência com os outros países porque consegui ver culturas novas dos países parceiros e achei que as aulas foram mais interessantes.
A biblioteca da escola foi muito importante no desenvolvimento do nosso trabalho porque nos explicou como utilizar as várias ferramentas e aplicações digitais, e apoiou na realização das tarefas, e penso que a minha turma gostaria de continuar a participar no próximo ano letivo num projeto etwinning.
Texto: Eduardo Mendes – 8.ºE